A doença celíaca é um distúrbio autoimune desencadeado pela ingestão do glúten. Essa proteína é encontrada em alimentos que contêm trigo, cevada, centeio e seus derivados. Uma vez que o consumo de suas fontes fazem parte da rotina de muita gente, encontrar opções de alimentos para celíacos pode ser um desafio.
O dano intestinal causado pela doença costuma gerar muitas queixas, como: diarreia, fadiga, perda de peso e flatulência. Entretanto, quando não tratada, pode desencadear outros problemas de saúde. Os principais estão relacionados a quadros de desnutrição, atrasos no desenvolvimento e diminuição da imunidade.
A melhor maneira de gerenciar os sintomas e prevenir complicações é seguir uma dieta rigorosa. Conheça agora 5 tipos de alimentos isentos de glúten!
1. Frutas e vegetais
Se antes de descobrir a doença celíaca você não era muito fã de frutas, legumes, hortaliças e vegetais, talvez seja a hora de repensar seus hábitos. Já que eles são a base de qualquer dieta saudável e todos são, naturalmente, isentos de glúten.
Além disso, fornecem valiosos nutrientes essenciais, fibras e antioxidantes para aumentar a função imunológica.
2. Carnes, aves, peixes e ovos
São fontes de proteínas, ômega 3 e minerais que combatem a desnutrição e a inflamação. Boas sugestões incluem ovos, peixes, aves, carnes e frutos do mar.
Ainda assim, é importante prestar atenção na forma de preparo, pois algumas receitas podem levar farinhas ou outros ingredientes proibidos aos celíacos.
3. Gorduras saudáveis
As fontes incluem manteiga, abacate, coco, azeite extravirgem e linhaça. Oleaginosas também são uma boa escolha, pois, além de deliciosas, são ricas em fibras e minerais. Não deixe de incluir pequenas porções de amêndoas, nozes, castanha-do-Pará e avelãs diariamente em seu cardápio.
4. Produtos lácteos
Iogurtes, queijos, leite e seus derivados são repletos de proteínas, cálcio, zinco e magnésio.
A ingestão das vitaminas também está entre as vantagens do consumo de laticínios. A vitamina A, por exemplo, participa da formação dos nossos tecidos, enquanto as do complexo B auxiliam no processo de oxigenação das células e colaboram na proteção do sistema nervoso.
5. Alguns grãos e sementes
Aqui estão agrupados o arroz, feijão, quinoa, lentilha, grão-de-bico, linhaça, semente de chia, milho e amaranto. São ótimos para variar a dieta e oferecem carboidratos, minerais — como fósforo, ferro, potássio e zinco — e muitas vitaminas.
A aveia é naturalmente isenta de glúten. Entretanto é frequentemente contaminada por outros grãos durante a colheita ou armazenamento. Se quiser consumi-la, opte por versões certificadas, que são processadas e embaladas em equipamentos separados.
O melhor tratamento à doença celíaca envolve o controle da dieta. Por isso, é necessário tomar precauções especiais e verificar sempre o rótulo do que você costuma comprar. No Brasil, todos os produtos devem ter escrito na embalagem se contém ou não o glúten em sua composição.
Ainda que pareça complicada, a alimentação sem glúten não é tão limitada quanto você imagina. Além das alternativas naturais citadas ao longo do texto, a indústria investe constantemente em opções de alimentos para celíacos.
Com as dicas de hoje, você pode desfrutar de uma grande variedade de alimentos deliciosos e nutritivos para garantir mais saúde e qualidade de vida! Se
você gostou do texto, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares!
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Comentários