top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

6 nutrientes que protegem seu corpo.



Você costuma ficar resfriado com frequência? Fica cansado e estressado sem motivo aparente? Se a sua resposta for ‘sim’ para uma dessas questões, é bem provável que o seu sistema imunológico esteja pouco fortalecido.


É importante saber que isso não é necessariamente um fator genético, mas sim consequência de deficiências nutricionais. A boa notícia é que existe uma solução para isso: ingerir vitamina para aumentar a imunidade.


Ficou curioso para saber quais vitaminas podem te ajudar a fortalecer seu organismo? Então continue acompanhando este artigo, pois separamos seis dicas de nutrientes estratégicos!

Esse nutriente é um dos principais impulsionadores do sistema imunológico. Na verdade, a falta de vitamina C pode deixá-lo mais propenso a ficar doente. A ingestão diária é essencial para uma boa saúde, pois o corpo não produz ou armazena vitamina C naturalmente.


Entre os alimentos que são fonte deste nutriente estão: laranjas; tangerinas; morangos; pimentões; espinafre; couve; brócolis.




A vitamina B12 melhora o condicionamento físico e o sono, além de auxiliar na saúde do sistema circulatório, no aumento dos níveis de colesterol bom e estabilizar o humor.


É vital para apoiar reações bioquímicas essenciais que ajudam a manter a imunidade do organismo.


Os alimentos abaixo são ricos em vitamina B12, veja: ostras; fígado; marisco; coração de galinha; frango; arenque, truta; caranguejo.


É um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a combater infecções. Com ênfase nos últimos anos, a vitamina E tem recebido grande atenção científica, pois vem apresentando a capacidade de retardar problemas de saúde que aparecem devido ao processo de envelhecimento.


Entre os alimentos fontes de

vitamina E, destacam-se: nozes; avelã; amendoim; fígado; gema de ovo; semente de girassol; cereais integrais.


O selênio é um importante antioxidante que combate os radicais livres do nosso corpo. Além de estar relacionado à melhora da imunidade, uma de suas funções consiste na proteção do cérebro, visto que estudos recentes associam a doença de Alzheimer com a baixa concentração de selênio.


A ingestão adequada desse nutriente contribui para eliminar toxinas, entre elas o mercúrio, que pode provocar problemas cerebrais.


Estão na lista de fontes de selênio: castanha-do-pará; farinha de trigo; ovo; carne bovina e de frango.


Assim como o selênio, o zinco tem total ligação com a proteção dos neurônios e contribui com a melhora de cenários de estresse oxidativo, que é um dos responsáveis por elevar as chances de desenvolver doenças, como depressão e Alzheimer. No caso da depressão, o zinco promove a síntese da dopamina e da serotonina, neurotransmissores que atuam diretamente na promoção da nossa felicidade.



O zinco está presente em alimentos como: ostras; camarão; carne bovina e de frango; gérmen de trigo; grãos integrais; legumes e tubérculos.



O ômega é um forte aliado do sistema imunológico, ajudando a prevenir uma série de doenças, como as cardíacas. Existem três tipos de Ômegas: o 3, o 6 e o 9, entenda agora os benefícios deste ácido graxo tão importante para o nosso corpo e essencial para um bom funcionamento do organismo. ÔMEGA 3 – ÁCIDO LINOLÊNICO ✔Diminui a viscosidade do sangue, tem ação vasodilatadora. ✔Ajuda a baixar a pressão arterial. ✔Ajuda a impedir a formação de coágulos (que levam a trombose ou derrames). ✔Aumenta a nutrição e oxigenação dos tecidos. ✔Diminui o mau colesterol LDL e os triglicerídeos. ✔Aumenta o bom colesterol HDL. ✔Possui efeito anti-inflamatória, diminui inchaço e dores reumáticas. ✔Importante na prevenção de doenças cardiovasculares. ✔Mantém as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, sendo um aliado no tratamento da depressão.

Alguns alimentos que são fonte de ÔMEGA 3 – peixes como salmão, atum, sardinha, truta, cavala e arenque. ÔMEGA 6 – ÁCIDO LINOLEICO ✔Evita depósito de gordura nas artérias. ✔Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. ✔Ajuda na regulação da temperatura corporal e na perda de água pelo corpo. ✔Importante para a saúde da pele, mantendo sua hidratação.

Alguns alimentos que são fonte de ÔMEGA 6 – óleos de girassol, milho e soja, borragem, linhaça, castanhas e nozes. ÔMEGA 9 – ÁCIDO OLEICO ✔Os ômegas 3 e 6 não são produzidos pelo organismo, porém o 9 pode ser sintetizado pelo corpo, desde que haja os 3 e 6. ✔Ele desempenha importante papel na produção de hormônios, devido à boa quantidade de fitoesterois, que também podem auxiliar na diminuição da circunferência abdominal. ✔Tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Alguns alimentos que são fonte de ÔMEGA 9 – azeite de oliva, óleo de uva, castanhas, amêndoas, nozes e o abacate.



Percebeu o quanto a alimentação balanceada é importante para o fortalecimento do sistema imunológico?


Ingerindo quantidades suficientes de nutrientes você consegue evitar uma série de complicações de saúde, como fadiga, estresse, infecções frequentes, gripes e resfriados, reações alérgicas frequentes e lesões que demoram para curar.

Entre em contato a Vitgold e converse com a nossa nutricionista. Ela poderá lhe mostrar como a suplementação alimentar contribui para suprir a carência de vitamina para aumentar a imunidade.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

311 visualizações
bottom of page