top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Conheça 7 nutrientes que aumentam sua imunidade.

Atualizado: 25 de dez. de 2023



Resumo da Matéria:

  • É importante saber que a baixa imunidade não é necessariamente um fator genético, mas sim consequência de deficiências nutricionais. A boa notícia é que existe uma solução para isso: ingerir vitaminas e minerais para aumentar a imunidade.

  • Os nutrientes que mais ajudam a fortalecer o seu sistema imune são: Vitamina C, E, D e do Complexo B, Selênio, Zinco e Alho.

  • Ingerindo quantidades suficientes de nutrientes você consegue evitar uma série de complicações de saúde, como fadiga, estresse, infecções frequentes, gripes e resfriados, reações alérgicas e lesões que demoram para curar.


Você costuma ficar resfriado com frequência? Fica cansado e estressado sem motivo aparente? Se a sua resposta for ‘sim’ para uma dessas questões, é bem provável que o seu sistema imunológico esteja pouco fortalecido.


Um desequilíbrio do sistema imunológico pode agravar os danos causados aos tecidos e provocar inflamação crônica e desenvolvimento de doenças alérgicas e auto imunes.


É importante saber que isso não é necessariamente um fator genético, mas sim consequência de deficiências nutricionais. A boa notícia é que existe uma solução para isso: ingerir nutrientes que fortaleçam a imunidade.


O funcionamento adequado da função imune pressupõe um delicado equilíbrio entre destruir os patógenos invasores e impedir a autodestruição do corpo, para isso são necessários macro e micronutrientes específicos, como Vitamina C, D, Zinco, Selênio, entre outros.


Ficou curioso para saber quais vitaminas podem te ajudar a fortalecer seu organismo? Então continue acompanhando este artigo, pois separamos seis dicas de nutrientes estratégicos!


1. Vitamina C 


Esse nutriente é um dos principais impulsionadores do sistema imunológico. Na verdade, a falta de vitamina C pode deixá-lo mais propenso a ficar doente.

A ingestão diária é essencial para uma boa saúde, pois o corpo não produz ou armazena vitamina C naturalmente.

Entre os alimentos que são fonte desse nutriente estão: laranjas; tangerinas; morangos; pimentões; espinafre; couve; brócolis.


2. Vitaminas do Complexo B 

Apoiam reações bioquímicas essenciais que ajudam a manter a imunidade do organismo.


As vitaminas do complexo B têm a função principal de converter os alimentos em fonte de energia e a sua carência causa diminuição da performance física assim como diminuição dos estímulos cerebrais para resistência a atividade físicas de longa duração.


Entre os alimentos que são fonte de vitamina B estão: feijão; espinafre; aspargo; brócolis; abacate; abóbora; batata; carne de vaca; carne de porco; soja; couve; fígado; laranja; leite; maçã; milho; ovo; queijo.


3. Vitamina E  

É um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a combater infecções.


Com ênfase nos últimos anos, a vitamina E tem recebido grande atenção científica, pois vem apresentando a capacidade de retardar problemas de saúde que aparecem devido ao processo de envelhecimento.


Entre os alimentos fontes de vitamina E, destacam-se: nozes; avelã; amendoim; fígado; gema de ovo; semente de girassol; cereais integrais.



4. Selênio

O selênio é um importante antioxidante que combate os radicais livres do nosso corpo. Além de estar relacionado à melhora da imunidade, uma de suas funções consiste na proteção do cérebro, visto que estudos recentes associam a doença de Alzheimer com a baixa concentração de selênio. A ingestão adequada desse nutriente contribui para eliminar toxinas, entre elas o mercúrio, que pode provocar problemas cerebrais.


Estão na lista de fontes de selênio: castanha-do-pará; farinha de trigo; ovo; carne bovina; de frango.


5. Zinco

É um antioxidante que estimula o funcionamento do sistema imunológico e sua deficiência causa queda da imunidade, facilitando assim a infecção por vírus e bactérias, deixando o indivíduo mais susceptível a infecções.


Assim como o selênio, o zinco também tem total ligação com a proteção dos neurônios e contribui com a melhora de cenários de estresse oxidativo, que é um dos responsáveis por elevar as chances de desenvolver doenças, como depressão e Alzheimer.


O zinco está presente em alimentos como: ostras; camarão; carne bovina e de frango; gérmen de trigo; grãos integrais; legumes; tubérculos.


6. Vitamina D

A vitamina D, ou colecalciferol, é um hormônio esteróide, classicamente conhecido pelo seu importante papel na regulação dos níveis corporais de cálcio e fósforo, na mineralização óssea e no fortalecimento da imunidade.


A principal fonte da vitamina D é através dos raios solares, onde ocorre uma formação endógena nos nossos tecidos após a exposição e outra fonte é através da alimentação, responsável por apenas 20% das necessidades corporais.

Algumas fontes alimentares que lhe ajudam na reposição da vitamina D são: bife de fígado; gema de ovo; atum; sardinha; salmão; queijos fortificados; cogumelos.



7. Alho

Rico em vitaminas B1, B6, C e também minerais, como ferro e silício, o alho apresenta uma substância característica — a alicina — que proporciona o cheiro peculiar e também possui propriedades antibacterianas e antioxidantes.


O uso contínuo do alho pode prevenir diversas doenças, reforçando a imunidade e contribuir de forma significante para a saúde.


Percebeu o quanto um corpo bem nutrido é importante para o fortalecimento do sistema imunológico?


Ingerindo quantidades suficientes de nutrientes você consegue evitar uma série de complicações de saúde, como fadiga, estresse, infecções frequentes, gripes e resfriados, reações alérgicas frequentes e lesões que demoram para curar.

Entre em contato a Vitgold e converse com a nossa nutricionista. Ela poderá lhe mostrar como a suplementação alimentar contribui para suprir a carência de vitamina para aumentar a imunidade.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

188 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page