top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Alimentação saudável na infância: como estimular a criança a se alimentar bem?


Uma das maiores preocupações dos pais é como fazer uma criança comer bem. Todo mundo sabe que uma alimentação saudável na infância é primordial para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos, além de prevenir doenças, como a desnutrição, a anemia e a obesidade infantil.


Essa não é uma missão muito fácil, já que, muitas vezes, a garotada rejeita os alimentos nutritivos e abusa das guloseimas. Nessas horas é preciso tirar vários truques da manga para convencê-la a se alimentar de forma adequada. Mas como fazer isso?


Neste post, daremos algumas dicas para incentivar as crianças a terem uma alimentação mais saudável. Se você quer saber mais, então continue a leitura e confira!


Nada é melhor que dar o exemplo

As crianças aprendem tudo muito rápido, principalmente observando as ações das outras pessoas. Por isso, se você quer que o seu filho consuma alimentos nutritivos, então você deverá comer também. Como podemos exigir do outro sem ter a mesma atitude, não é verdade?


Faça da dieta equilibrada um hábito na sua casa. Durante a semana, mantenha a linha com frutas, verduras, legumes, carnes frescas, ovos e laticínios e passe longe das guloseimas. No fim de semana, libere algumas gulodices.


Novas técnicas na introdução alimentar

Seu filho está aprendendo a comer agora? Então aproveite para treinar as preferências dele desde cedo. Evite os doces, açúcares, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos que fazem mal para a saúde, pois eles viciam o paladar e fazem a criança recusar as comidas saudáveis.


Uma ótima técnica para a introdução alimentar é a BLW (baby-led weaning), em que o bebê se alimenta com as próprias mãos. Para isso, as refeições são oferecidas em pedaços e não em papinhas. Dessa maneira, os pequenos sentem o real sabor e textura dos alimentos, acostumando-se com o gosto deles.


Lugar de criança também é na cozinha

E que tal chamar a criançada para ajudar a preparar as refeições? Os pequenos gostam de ser participativos e isso pode ser usado como um incentivo para comer de forma saudável.


É claro que eles não devem mexer com utensílios cortantes e nem com o fogão, mas podem lavar a salada, enfeitar os pratos, misturar a massa de bolo, bater a omelete e outras preparações mais fáceis.


Inovação nas receitas do dia a dia

Dar uma repaginada nos pratos do dia a dia também é uma ótima maneira de estimular o pequeno a comer equilibradamente. Sabe aquele hambúrguer da famosa rede de fast foods que é irresistível?


Você pode fazer uma versão caseira e nutritiva! Basta utilizar ingredientes saudáveis, como carne moída, temperos frescos, pães integrais e vegetais. Esse foi só um exemplo, pois existem diversas receitas gostosas e ricas em nutrientes que ajudam seu filho a se alimentar melhor.


Viu como fazer uma criança comer bem pode ser uma tarefa mais fácil? Com algumas dicas é possível fazer os pequenos consumirem alimentos mais saudáveis. Assim, você assegura um melhor desenvolvimento e mais saúde para toda a vida do seu filho.


Por falar em alimentação infantil, você sabe quais são os alimentos que não podem faltar no cardápio das crianças? Então, leia o nosso post sobre o assunto e confira!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

 
3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page