top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Allium sativum, vem saber mais sobre o alho.

O alho é um bulbo usado na culinária para conferir sabor e aroma às preparações, e também muito conhecido pelas suas aplicações à saúde.

O seu cultivo teve origem na Ásia Central, depois foi distribuído pelo Mediterrâneo, sendo atualmente cultivado no mundo todo. O primeiro registro do uso do Allium sativum voltado para a saúde foi no Antigo Egito. Na idade média, o alho também era muito valorizado devido às suas propriedades antimicrobianas. Durante os Jogos Olímpicos na Grécia, o alho era consumido como estimulante e, na época romana, os soldados mastigavam alho antes da batalha com intuito energizante.


O alho é um alimento que apresenta grande quantidade de substâncias benéficas as quais lhe conferem o título de alimento funcional podendo auxiliar no aumento da imunidade e no funcionamento do intestino. Além disso, até hoje já foram identificados cerca de 30 ingredientes do alho que podem ter algum efeito benéfico para a saúde.

A característica mais marcante do alho é o seu cheiro e este se deve à presença da alicina.  A alicina é uma substância bioativa do alho que é formada com a tritura ou amassamento do alho, porém perde-se quase que por completo quando o alho é aquecido, desta maneira, para aproveitar as propriedades da alicina é melhor escolher receitas com o uso do alho na forma crua, em pastas e patês por exemplo. 


A alicina é fortalecedora do sistema imunológico, estimulando a produção das células de defesa que são os glóbulos brancos. Ela pode ter ação no controle da pressão arterial e do colesterol, além de poder atuar como anticoagulante e nas infecções urinárias.


Apesar da alicina ser perdida com o cozimento, o alho continua tendo outros benefícios tais como o enxofre que auxilia a produção de colágeno e germânio que pode participar no não surgimento de doenças crônico degenerativas, então mesmo que você não consiga consumir cru ainda pode aproveitar essas propriedades com ele cozido.


O alho contém outros minerais como o selênio e o zinco, que o tornam um excelente antioxidante. Esses nutrientes inibem a formação de radicais livres, os quais causam o envelhecimento celular.


É importante o consumo de alho na forma natural, como em chás e alimentação em geral. Existe também a opção de utilização do alho em forma de cápsulas mas deve ser prescrita e acompanhada por nutricionista ou médico.

Rico em benefícios, o alho é um alimento que traz aroma, sabor e saúde à alimentação e pode fazer parte da dieta de todas as pessoas que não apresentam problemas com o seu consumo devido ao seu cheiro característico.

O consumo de alho em concentrações adequadas proporciona ao corpo benefícios prolongados, mas para realmente ver seus efeitos é preciso manter uma alimentação saudável e balanceada. 



FONTE:

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Memento fitoterápico, Farmacopeia Brasileira 1ª Edição 2016. P 24 a 26.

Ministério da Saúde e Anvisa. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Allium sativum ( ALHO ). Brasília.2015.

 Souza R. Efeito terapêutico do Allium sativum ( alho ) na saúde humana. UNICEPLAC Brasília; 2019.  

MAIA, L. M. S. S., SANTOS, A. A. Alimentos e suas Ações em Sistemas Fisiológicos. Veredas Favip. v.2. 2005.

QUINTAES, K. D. Saiba mais sobre o Alho. FEA/UNICAMP. 2006.


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page