top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Antioxidantes e Radicais Livres: um equilíbrio necessário.


Resumo da Matéria:

  • O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células.

  • Formamos radicais livres a todo instante, isso acontece a partir do momento que respiramos. Reforçando que  essas moléculas são instáveis, e buscam se ligar às células do nosso organismo em busca de estabilidade.

  • O consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes associados a uma alimentação saudável e bons hábitos de vida devem ser estimulado na prevenção de doenças e manutenção da saúde.


Para compreender os antioxidantes, primeiro você precisa entender o que são radicais livres. Trata-se de uma molécula altamente reativa que em excesso pode prejudicar a nossa longevidade e causar doenças.


Ocorre naturalmente no organismo e devido a vários fatores externos — por exemplo, poluição, radiação, fumo, consumo de álcool e gorduras saturadas, uso de corantes e conservantes, comidas industrializadas e estresse.


Os antioxidantes são uma forma de defesa contra os radicais livres e as toxinas, sendo indispensáveis para nossa melhor qualidade de vida.

Antioxidantes

São substâncias capazes de retardar ou inibir o efeito danoso dos radicais livres.


O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células.



Radicais livres

São moléculas liberadas pelo corpo durante processos fisiológicos normais. Formamos radicais livres a todo instante, isso acontece a partir do momento que respiramos.


Reforçando que  essas moléculas são instáveis, e buscam se ligar às células do nosso organismo em busca de estabilidade. Este é um processo normal, sendo o grande problema causado pelo excesso de radicais livres.



Fatores ambientais

Como fumo, álcool, radiação, uso de corantes e conservantes, agrotóxicos, excesso de gorduras saturadas, estresse, etc, podem aumentar a produção desses radicais livres.  Esse excesso pode causar o chamado estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre fatores oxidantes e antioxidantes.


Assim sendo, o desequilíbrio está envolvido no surgimento de doenças cardiovasculares, câncer, distúrbios neurodegenerativos e no próprio envelhecimento.


Como agem os antioxidantes no combate aos radicais livres?

O nosso organismo já possui um sistema próprio de defesa, através de enzimas que combatem os radicais livres formados.


Mas se possuímos hábitos alimentares ruins e/ou somos afetados por fatores ambientais prejudiciais, é possível que nosso corpo esteja sofrendo estresse oxidativo. Desta forma, alguns alimentos podem atenuar os efeitos dos radicais livres em nosso corpo.



Quais nutrientes/alimentos podem ajudar?

Vitamina C: laranja, kiwi, acerola, goiaba, morango, pimentão verde; Vitamina A: cenoura, abóbora, tomate; Vitamina E: oleaginosas, azeite de oliva extra virgem; Selênio e Zinco: castanha do Brasil, sementes, mariscos; Licopeno: tomate; Betacaroteno: cenoura, pequi, couve, espinafre, mamão

Flavonoides: frutas vermelhas (ameixa, mirtilo), brócolis, salsa; Catequinas: chá verde; Quercetinas: vinho tinto.


Dessa forma, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes associados a uma alimentação saudável e bons hábitos de vida devem ser estimulado na prevenção de doenças e manutenção da saúde.



Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
194 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page