top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Afinal, quais são as principais causas do refluxo?


É cada vez maior o número de pessoas que reclamam de azia, queimação no peito ou um gosto desagradável na boca. Para alguns, trata-se apenas de um incômodo leve e raro, mas para outros é um problema frequente, grave e difícil de lidar. Todavia, a maioria não sabe identificar o que causa refluxo, o que piora esses sintomas.


O estômago contém ácido clorídrico, uma substância que ajuda a quebrar os alimentos e proteger nosso organismo contra patógenos, como bactérias. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), também conhecida como refluxo, é um problema comum e ocorre quando o conteúdo ácido do estômago retorna ao esôfago, o que irrita a região.


Geralmente essa condição é resultado do enfraquecimento no anel muscular existente na parte final do esôfago — chamado esfíncter esofágico inferior.

Conheça agora os principais fatores relacionados ao surgimento dessa doença que impede tanta gente de levar uma vida saudável!


Obesidade

Estar acima do peso ou obeso exerce uma pressão extra sobre o estômago, o esfíncter e as válvulas que permitem a liberação do ácido. Por essa razão, a obesidade é frequentemente associada à DRGE.


Gravidez

O aumento dos hormônios estrogênio e progesterona durante a gestação relaxa o esfíncter esofágico. Além disso, a expansão da barriga da mulher nessa fase coloca mais pressão sobre o abdômen. Dessa forma, é normal que mulheres grávidas sofram com azia.


Fumo

Fumar ou respirar o fumo passivo também é considerado um agente de risco para o desenvolvimento do refluxo. Isso acarreta uma diminuição da quantidade de saliva que produzimos, fazendo com que o estômago esvazie mais lentamente e criando mais ácido estomacal.


Deixar de fumar é provavelmente uma das melhores coisas que alguém pode fazer para reduzir os sintomas ou as chances de desenvolver esse quadro e viver bem.


Medicamentos

Diversos remédios, incluindo anti-inflamatórios, relaxantes musculares, anti-hipertensivos e antibióticos podem causar retorno do ácido e DRGE. Esses medicamentos podem aumentar a irritação no sistema digestivo, enfraquecendo e relaxando o anel muscular. O uso prolongado dessas substâncias também está associado ao surgimento de úlceras pépticas.


Alimentação

Alguns alimentos são conhecidos por provocar ou piorar irritação estomacal, são eles:

  • bebidas gaseificadas;

  • fast food;

  • chocolate;

  • frituras;

  • leites e derivados;

  • carnes com alto teor de gordura;

  • bebidas com cafeína, como refrigerantes, café, chá e cacau;

  • álcool;

  • alho e cebola;

  • alimentos picantes;

  • molhos prontos.

Outro comportamento que merece destaque é o hábito de consumir grandes refeições ou de deitar logo após comer. Isso pode desencadear azia ou outros sintomas de refluxo, como tosse e dificuldade de engolir.


Muitos desses fatores de risco podem ser minimizados com medidas simples. O ideal é corrigir certos hábitos, como excluir o cigarro, adotar uma dieta equilibrada, limitar o consumo dos alimentos prejudiciais, manter um peso saudável, não ingerir refeições grandes próximas à hora de dormir e evitar o sedentarismo.


As opções de tratamento são utilizadas a fim de reduzir as queixas e prevenir complicações, e incluem antiácidos, antagonistas do receptor H2, inibidores da bomba de prótons e cirurgia.


O ideal é buscar ajuda de um médico clínico geral ou gastroenterologista quando os sintomas são frequentes ou atrapalham a rotina. Somente um profissional pode dizer o que causa refluxo em cada caso, indicar o melhor medicamento, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.


Gostou do texto de hoje? Se você conhece alguma outra forma de combater o refluxo, deixe o seu comentário no post!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

 
5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page