top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Betacaroteno: o que é e quais são os benefícios para o organismo?


Resumo da Matéria:

  • O betacaroteno é indispensável para a saúde humana, pois, ao ser ingerido, é transformado pelo organismo em vitamina A

  • Consumir alimentos ricos em betacaroteno é fundamental para a saúde em geral, esse carotenoide precisa estar incluído na sua dieta. Por proteger o coração, os pulmões e a visão, além de preservar a saúde da pele, unhas e cabelos.

  • Melhora a saúde cardiovascular; beneficia cabelos, pele e unhas; Auxilia na saúde ocular; tem ação preventiva aos problemas no pulmão; estimula o sistema imunológico.


O betacaroteno é uma substância presente em alimentos como a abóbora, cenoura e batata-doce, a qual é responsável pela coloração amarela, laranja ou vermelha desses vegetais. Alguns alimentos com folhas verde-escuro também são ricas nesse carotenoide, como o espinafre e a couve.


Esse nutriente é indispensável para a saúde humana, pois, ao ser ingerido, é transformado pelo organismo em vitamina A, de modo que metade dessa vitamina é adquirida pelo corpo dessa forma. Além disso, o betacaroteno também desempenha a função antioxidante.


Ele atua contra os radicais livres, que são moléculas que podem lesionar as células, o que acelera o envelhecimento e pode até provocar o desenvolvimento de um câncer.

Quer conhecer os principais benefícios do betacaroteno no organismo? Confira quais são eles, a seguir!


Melhora a saúde cardiovascular

Como os radicais livres participam do desenvolvimento da aterosclerose, uma substância antioxidante como o betacaroteno pode impedir a evolução desse processo. Dessa forma, uma alimentação rica nessa substância é muito eficiente na prevenção de doenças cardiovasculares.


Beneficia a pele, cabelos e unhas

Por proteger o colágeno, atuando no combate aos radicais livres, o betacaroteno previne o envelhecimento precoce da pele, que ganha mais tonicidade e elasticidade. Além disso, esse carotenoide ajuda a produzir um bronzeado mais bonito e duradouro, por aumentar a produção de melanina.


Para as unhas e cabelos, a proteção do colágeno fornecida por essa substância também estimula o crescimento mais rápido e forte dessas estruturas, que ficam muito mais bonitas.


Protege a visão

O betacaroteno atua na saúde ocular e na visão, especialmente ao proteger a superfície dos olhos, estrutura chamada de córnea. Assim, essa substância melhora os sintomas de olho seco e até de conjuntivites inflamatórias. Ademais, ela age também na redução da incidência de catarata, uma doença prejudicial para a visão e que é tratada por meio de cirurgia.


Previne o câncer de pulmão

O consumo de frutas, verduras e legumes ricos em betacaroteno é um fator de proteção contra o câncer que atinge os pulmões. Por esse motivo, uma alimentação rica em carotenoides, especialmente para os fumantes (que já estão expostos aos riscos que o tabaco oferece para o desenvolvimento desse tipo de câncer), é indispensável para evitar essa doença.


Estimula o sistema imunológico

O poder antioxidante do betacaroteno é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Os radicais livres são muito maléficos para as células de defesa do organismo e, por esse motivo, uma substância que age contra essas moléculas aumenta a eficiência do sistema imune contra bactérias, vírus e parasitas, que podem invadir o corpo.


Consumir alimentos ricos em betacaroteno é fundamental para a saúde em geral. Por proteger o coração, os pulmões e a visão, além de atuar contra o desenvolvimento de câncer e preservar a saúde da pele, unhas e cabelos, esse carotenoide precisa estar incluído na sua dieta.


Por isso, não deixe de incluir as opções com betacaroteno em seu cardápio e, se necessário, a suplementação pode ajudar a manter a sua saúde em dia!



Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


211 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page