Essa fruta tem inúmeros componentes nutricionais e muitos compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes. Estes incluem ácidos fenólicos, antocianinas, flavonoides e ácidos orgânicos. O cranberry é uma das poucas frutas ricas em proantocianidinas, que influenciam na aderência da Escherichia coli ao trato urinário, podendo diminuir as chances de problemas na bexiga e uretra.
Essas propriedades antiadesivas dos fenóis do cranberry são únicas e não são encontradas nos polifenóis presentes em outras frutas, como uvas, maçãs e laranjas.
Outros supostos benefícios do cranberry para a saúde incluem a ação nos sistemas cardiovascular e neurológico, a possível ação coadjuvante nas respostas inflamatórias e a inibição da proliferação de radicais livres.
O consumo de cranberries ainda pode ajudar na saúde bucal, a manter um sistema de digestão saudável, além de influenciar no equilíbrio dos lipídios do sangue.
Originário da América do Norte
O cranberry que tem como nome científico Vaccinium macrocarpon, é cultivado principalmente nas cidades de Nova Jersey, Massachusetts, Oregon, Washington, mas também são produzidos para fins comerciais no Chile e Europa.
O amadurecimento dos frutos de cranberries começa perto do final do verão até o início de setembro e continua até outubro nos EUA e no Canadá.
Apenas cerca de 5% dos cranberries produzidos nos EUA são vendidos frescos e os 95% restantes são processados em produtos como sucos, molhos e frutas secas devido ao seu sabor ácido.
Os primeiros colonos europeus descobriram o Cranberry como produto alimentar que poderia trazer benefícios a saúde. Eles são mais conhecidos por por auxiliar na saúde do trato urinário e do sistema digestivo.
Antioxidantes presente
Os cranberries contêm uma ampla variedade de vitaminas solúveis em água e solúveis em gordura. Os antioxidantes nos cranberries vêm predominantemente de uma rica fonte de vitamina C, vitamina E e vitamina K. Ele ainda é fonte de fibras (pectina), ácidos (acético, ascórbico, cáprico, málico, valeriânico, cítrico) e sais minerais (magnésio, ferro, cálcio e selênio).
Além de suas propriedades nutricionais, o cranberry pode ser utilizado como alimento benéfico à da saúde estomacal, podendo auxiliar na prevenção da entrada de bactérias associada à gastrite e úlcera na mucosa estomacal e também pode ser benéfico para a saúde bucal, pois possui propriedades que inibem a ação das bactérias responsáveis pelo desenvolvimentode cáries dentárias.
Outro benefício do consumo regular de cranberry é o fortalecimento do sistema imunológico. A fruta é rica em nutrientes que atuam na imunidade, que podem tornar o corpo mais resistente a infecções e contribuindo para evitar gripes e resfriados frequentes.
No entanto, é importante lembrar que é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de incorporar qualquer alimento ou suplemento à dieta, especialmente se houver condições médicas pré-existentes e principalmente ressaltar que nenhum alimento substitui o tratamento médico adequado em casos de infecções e doenças em geral, mas pode ser utilizado como parte de uma abordagem integrativa para promoção da saúde.
Já que você está por aqui, nós o convidamos a visitar nossa Loja Virtual para conhecer nossa ampla linha de produtos e suplementos. Temos uma equipe de especialistas à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial
FONTES:
Nemzer BV, Al-Taher F, Yashin A, Revelsky I, Yashin Y. Cranberry: Chemical Composition, Antioxidant Activity and Impact on Human Health: Overview. Molecules. 2022 Feb 23;27(5):1503. doi: 10.3390/molecules27051503. PMID: 35268605; PMCID: PMC8911768.
Skrovankova S., Sumczynski D., Mleck J., Jurikova T., Sochor J. Compostos bioativos e atividade antioxidante em diferentes tipos de frutas vermelhas. Internacional J. Mol. Ciência. 2015; 16 :24673–24706. doi: 10.3390/ijms161024673
Philip N, Walsh LJ. Cranberry Polyphenols: Natural Weapons against Dental Caries. Dent J (Basel). 2019 Mar 1;7(1):20. doi: 10.3390/dj7010020. PMID: 30823634; PMCID: PMC6473364.
Comments