top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Corpo são, mente sã: você merece ser feliz!

Atualizado: 28 de nov. de 2023


Muitos vivem em busca de qualidade de vida e, claro, manter uma vida saudável é um desafio para a grande maioria das pessoas. Isso porque nossa saúde não envolve apenas o aspecto físico, também é preciso manter o equilíbrio emocional e mental. Balancear esses dois elementos, diariamente, é o desafio diante de uma rotina atribulada e corrida.


É fundamental saber escolher e priorizar algumas coisas, afinal, a felicidade é aquilo que nos dá prazer, facilita a sermos perseverantes e disciplinados para não desistir no meio do caminho.

Por isso, é importante ter atenção com a saúde, a alimentação, o corpo, o sono, a família, a vida pessoal e profissional. Seguem algumas prioridades para ter mente e corpo saudáveis:


ALIMENTAÇÃO

A escolha do que comemos, reflete diretamente em nosso corpo e em nossa mente. Uma dieta saudável inclui grãos, frutas, peixes, proteínas e fibras. A quantidade de alimento ingerido também é importante, nada de ficar “empanturrado”, se sentir saciado não quer dizer que você se alimentou corretamente.

Vale lembrar que a saúde começa pela boca. Se for necessário o uso de alguma suplementação, recorra a um profissional capacitado.


EXERCÍCIOS

Se manter ativo faz bem para o corpo e a mente. Mesmo que o tempo seja curto, procurar maneiras práticas de exercitar-se, vai ajudar a melhorar o desempenho e a disposição no dia a dia.


Uma caminhada na calçadinha, beira mar, no parque ou em qualquer lugar de ar puro é bastante inspirador. É importante que antes de qualquer atividade física, procure orientação profissional e avaliação médica.


BOM SONO

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir, ou as noites de sono não são tranquilas o suficiente para descansar. Noites assim, aceleram nosso processo de envelhecimento e acarreta muitas vezes em problemas de saúde.

Dormir bem é sagrado, relaxar o corpo e a mente permite que o próximo dia seja

produtivo. Caso sofra de problemas como insônia, procure ajuda de um médico.


DE BEM COM A VIDA

Viajar, ter momentos de lazer, estar perto de pessoas que te façam bem, dançar, rir, podem ser atividades muito importantes para o equilíbrio emocional. Há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.


A pesquisadora Loretta Breuning, explica que “quando o seu cérebro emite uma dessas químicas, você se sente bem”.


SER POSITIVO

Por mais que a vida apresenta problemas, é importante manter a cabeça sempre otimista e tentar não desanimar. Estudos mostram que pensamentos positivos ajudam a manter nossa lucidez e aumentam a nossa criatividade.


O psicólogo Martin Seligman, um dos pioneiros da Psicologia Positiva (PsP) apresenta em sua nova publicação aspectos teóricos e práticos para desenvolver o otimismo, a motivação e as características da resiliência que são necessárias para que as pessoas desenvolvam o bem-estar psicológico.


TRABALHO SAUDÁVEL

Passamos boa parte do nosso tempo no trabalho. Por isso, é importante que o ambiente seja tranquilo e minimamente prazeroso. Claro, nem sempre isso é possível e nem sempre escolhemos os colegas com quem vamos nos relacionar.



É preciso aprender a respeitar e conviver com diversos tipos de temperamentos.


Lembre-se, você tem planos e objetivos e não pode deixar que coisas pequenas tirem você do foco.



"Mens sana in corpore sano", uma mente sã em um corpo são. Seja feliz!

Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page