BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Descubra a importância dos Multivitamínicos.

Atualizado: Jul 12


Resumo da Matéria:


  • Multivitamínicos são suplementos alimentares que complementam a alimentação e auxiliam em diferentes necessidades para cada faixa etária, gênero e momento de vida.

  • Melhoram a fadiga muscular, participam do processo de formação dos ossos, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam na prevenção de anemia, melhoram a cognição e o aprendizado.

  • Ele não vai aumentar o valor energético da sua alimentação, nem vai aumentar a gordura corporal. O ganho de peso é causado com o aumento da ingestão de calorias por meio da alimentação e por outros fatores multifatoriais.

  • Indicado para pessoas que querem complementar a alimentação, mas também deve ser utilizado por pessoas que não tem uma ingestão suficiente de alimentos ou não conseguem fornecer ao seu corpo os nutrientes necessários.


Nas últimas décadas, tem-se observado, na população brasileira, maior consumo de alimentos processados com alta densidade calórica e pobres em nutrientes essenciais, em substituição ao consumo de alimentos mais nutritivos, como as frutas e as verduras.


Devido a alterações no padrão alimentar e mudanças no estilo de vida da população, a busca por suplementos alimentares, como os multivitamínicos que são ricos em vitaminas e minerais, tornou-se uma forma prática de se obter nutrientes como forma de complementar a alimentação.


Além disso há uma maior preocupação em relação a saúde e longevidade, fazendo com que as pessoas invistam mais tempo e recursos para viver mais e melhor.

Em outras palavras, a verdade é que vivemos em uma sociedade do imediatismo e cada vez mais temos atividade para fazer no nosso dia a dia e acabamos deixando a coisa mais importante de lado, nossa saúde.


E por esse e tantos outros motivos vamos falar dos Multivitamínicos.


O que é?

Multivitamínicos, são também conhecidos como polivitaminicos e são suplementos alimentares que complementam a alimentação e auxiliam em diferentes necessidades para cada faixa etária, gênero e momento de vida.


Eles oferecem uma quantidade diária de vitaminas e minerais para que o nosso corpo funcione de forma adequada.


Qual a função/Para que serve?

Os nutrientes, vitaminas e minerais, são encontradas nos alimentos e/ou em suplementos alimentares sendo indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais do nosso corpo. Participam das contrações musculares, condução de impulsos nervosos, fornecimento de energia e combate aos radicais livres.


As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, pois participam de várias reações enzimáticas e consequentemente para a manutenção de uma boa saúde.

Além disso, melhoram a fadiga muscular, participam do processo de formação dos ossos, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam na prevenção de anemia, melhoram a cognição e o aprendizado. O consumo inadequado desses micronutrientes pode causar estados de carência nutricionais e doenças crônicas como obesidade, raquitismo, anemia, entre outras.

Qual a melhor forma de tomar?

Deve ser ingerido junto com algum líquido durante uma das grandes refeições como desjejum, almoço ou jantar. Dessa forma há uma melhor biodisponibilidade e absorção dos nutrientes.

Engorda?

O Multivitamínico por si só não engorda, por não possuir calorias. Ou seja, ele não vai aumentar o valor energético da sua alimentação e consequentemente não vai aumentar a gordura corporal.


O ganho de peso é causado com o aumento da ingestão de calorias através da alimentação e por outros fatores multifatoriais, por isso é preciso lembrar da importância de se manter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada associados a suplementação.


Quando é indicado?

É indicado para pessoas que querem complementar a alimentação e dar aquele reforço para um melhor funcionamento do corpo e ter uma maior disposição, mas também deve ser utilizado por pessoas que não tem uma ingestão suficiente de alimentos ou não conseguem fornecer ao seu corpo os nutrientes necessários ou mesmo que tenha deficiência comprovada de micronutrientes (hipovitaminose).


Isso pode ocorrer por vários fatores como uma alimentação deficiente ou de baixa qualidade, doenças, falta de apetite, gravidez, distúrbios no sistema digestivo, fadiga, baixa imunidade, entre outras coisas.


Contraindicações?

Cada multivitamínico terá um grupo alvo ou até mais de um. Por isso é só prestar atenção na rotulagem e observar se é recomendado para adultos, crianças ou idosos. Mas no geral não há contra indicações por ser um Suplemento Alimentar.



Benefícios?

Há inúmeros benefícios no uso de multivitamínicos. Ele pode estar presente desde a nossa infância até a velhice. Em crianças e adolescentes por exemplo, pode ser essencial para o crescimento, nos adultos pode ajudar dando aquela força para o cansaço físico e mental e nos idosos podem ajudar na memória, melhora da cognição e prevenção de doenças. E porque não tudo isso ao mesmo tempo?


Eles podem estar em várias fases da nossa vida. Então pense nisso e comece a priorizar sua saúde em tempo integral.


A suplementação é uma ótima aliada na sua qualidade de vida!



Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


Extraído e adaptado de:

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/vitaminas-minerais-um-breve-estudo.htm

https://www.scielo.br/pdf/csp/v31n7/0102-311X-csp-31-7-1371.pdf ( Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde)

https://www.mundoboaforma.com.br/polivitaminico-engorda-ou-emagrece/


Posts recentes

Ver tudo