top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Dieta para emagrecer: 5 cuidados essenciais



Emagrecer é uma tarefa extremamente simples: basta ingerir menos calorias do que você gastou no dia. Normalmente, um adulto queima em média 2 mil calorias somente com suas funções vitais. Isso sem contar deslocamentos e exercícios físicos.


Então, o foco é colocar para dentro menos do que isso e você estará em uma dieta hipocalórica, perdendo peso.


No entanto, perder peso e perder gordura são coisas diferentes, não é? É aí que entra a qualidade da sua alimentação. Esse e outros pontos vamos discutir a seguir, com os 5 cuidados essenciais que você precisa tomar em uma dieta para emagrecer. Vamos lá?

1. Evite seguir as dietas da moda


Ao longo do tempo, muitas dietas ganharam espaço entre o público em geral como legítimas ‘salvadoras da pátria’. Porém, a verdade é que elas não passavam de promessas e combinações mirabolantes que confundiam o organismo e tinham pouca eficiência.


Hoje em dia, não é diferente. No entanto, embarcar cegamente nessas soluções é um erro básico. Muito provavelmente você passará alguns dias se alimentando mal e, pouco depois, voltará à rotina normal, sem nenhum ganho aparente.


Tomar apenas sopas ou sucos no lugar de refeições não é a melhor escolha. É preciso se conscientizar que uma dieta para emagrecer é algo mais simples, basta entender melhor o organismo.


2. Busque ajuda especializada para montar a dieta


Você só vai conseguir emagrecer bem e com saúde fazendo uma dieta em que coma e se sinta satisfeito. Aliás, é possível e essencial para o plano funcionar. Para isso, é preciso organizar sua dieta pensando nas necessidades diárias, equilibrando sabor e calorias.


Ter o embasamento e confiança de um profissional da nutrição faz diferença no resultado de uma dieta para emagrecer. Eles estão preparados para listar suas reais necessidades e associá-las aos seus objetivos e vontades.


É possível adaptar um pouco a dieta para que ela se torne agradável, agredindo menos os seus hábitos alimentares. O ponto aqui é a reeducação alimentar.


3. Evite ficar muito tempo sem comer


Um erro de principiante é pensar que vai emagrecer mais se ficar sem comer. Pelo contrário, o corpo percebe a ausência e entra em estado de choque. Assim, acaba consumindo sua massa magra como fonte nutricional, já que a gordura é uma capa protetora e não possui riqueza alimentar.


Comer frequentemente e seguindo a dieta faz com que o metabolismo permaneça ativo durante todo o dia. Ele sempre terá algo para processar, acelerando seu trabalho e o emagrecimento, já que o fluxo de nutrientes e hidratação estará em alta.


Dessa forma, você fica disposto e firme na dieta, enquanto o corpo recebe as vitaminas e sais minerais que precisa e descarta gordura, já que está gastando mais calorias no seu funcionamento do que na alimentação.


4. Ingira menos calorias


Ingerir menos calorias não significa comer menos. Um quilo de macarrão e um quilo de brócolis são absurdamente diferentes na tabela calórica. O ideal é aproveitar alimentos de forte valor nutricional, mas com baixas calorias.


Nessa categoria estão, principalmente, os vegetais e os legumes. Além do brócolis, existem outros alimentos que são ótimas opções. Couve-flor, tomate, beterraba, couve e cenoura, por exemplo, são alguns dos que possuem calorias limitadíssimas e um ótimo custo-benefício na dieta.


Com um cardápio montadinho, não tem erro. Você pode comer o que for indicado sem pudor, mesmo que pareça bastante.


5. Capriche nos macronutrientes


Nosso organismo precisa do básico para funcionar bem, ou seja, carboidratos, proteínas e gorduras boas (fontes dos ômegas 3, 6 e 9). Ele também necessita de glicose para gerar energia e da proteína para diversas funções primordiais, portanto, não abra mão desses macronutrientes na dieta.


Eles são a base, e o que vem a seguir, um leque mais amplo de vitaminas e minerais, apenas enriquecem seu organismo e refletem em saúde.


Aqui, podemos citar o arroz integral, a batata-doce, o frango, o peixe, azeites e abacate como boas fontes de macros.


Tomando esses 5 cuidados essenciais na sua dieta para emagrecer, você dará um grande passo entrar em forma e manter a saúde em dia.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page