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Como as fontes de sais minerais atuam em nosso corpo?

Atualizado: Jul 12


Resumo da Matéria:

  • As fontes de sais minerais fornecem ao nosso organismo uma classe de nutrientes essenciais: os inorgânicos.

  • Garantir a quantidade necessária desses nutrientes é fundamental para que o corpo permaneça em equilíbrio. Além disso, a deficiência deles podem gerar consequências sérias para a saúde.

  • Sódio, Selênio, Zinco, Ferro, Cromo, Potássio e Cálcio, os principais minerais que habitam nosso organismo e são essenciais para o seu melhor funcionamento.

  • Adequar a sua alimentação para garantir que todas as fontes de sais minerais necessárias estejam presentes é indispensável para o bom funcionamento do seu corpo.



As fontes de sais minerais fornecem ao nosso organismo uma classe de nutrientes essenciais: os inorgânicos. Entre as diversas funções desempenhadas por cada mineral no corpo, todos eles realizam um papel chamado de “regulador”, ou seja, controlam o funcionamento das células e tecidos do organismo como um todo.


Garantir a quantidade necessária desses nutrientes é fundamental para que o corpo permaneça em equilíbrio. Além disso, a deficiência deles podem gerar consequências sérias para a saúde.

Quer descobrir qual é a importância dos principais sais minerais no nosso organismo? Continue a leitura e confira:


Sódio

O sódio é um mineral indispensável para o corpo porque está presente no processo de contração muscular, necessário para realizar movimentos físicos e para que o coração bata normalmente. Além disso, o sódio participa também do equilíbrio de líquidos no corpo.

Vale mencionar que, assim como a sua falta, é preciso se preocupar com o excesso: o sódio está presente no sal de cozinha e em diversos alimentos industrializados e, ao exagerar na quantidade consumida, uma pessoa pode desenvolver hipertensão arterial, ou seja, apresentar um quadro de pressão alta.


Selênio

É um mineral antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. Muito recomendado como prevenção à aterosclerose, artrite, processos inflamatórios, fraqueza muscular, cansaço, unhas e cabelos quebradiços, também auxilia no metabolismo da tireoide; .

Ao ser ingerido com a vitamina C, otimiza a ação antioxidante de outras vitaminas e é bastante concentrada no cérebro, preservando a saúde cerebral juntamente com o selênio. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.


Cromo

O Cromo é um mineral essencial que atua no metabolismo energético, fazendo com que a glicose, também do carboidrato, seja aproveitada como fonte de energia e não fique armazenada sob a forma de gordura.


Ele também ajuda no aumento da sensibilidade à insulina, na regulação da glicose sanguínea e na melhora do perfil lipídico em indivíduos com dislipidemias (aumento das gorduras no sangue). Outro benefício importante é auxiliar na recuperação muscular pós-treino, pois participa da síntese de proteínas no músculo.


Zinco

Esse sal mineral é muito importante para que o sistema imunológico atue de forma eficiente. Por isso, o zinco auxilia também na cicatrização, já que melhora o processo inflamatório.


Devido esse mineral ser perdido por meio da transpiração, é importante investir nas fontes de sais minerais. Assim, alimente-se diariamente com carnes, ovos, leite e derivados para garantir a proteção da sua saúde com um sistema imunológico ativo.


Potássio

O potássio é outro sal mineral que atua no equilíbrio dos líquidos do organismo e no funcionamento ideal do coração. Entre as fontes desse mineral estão as carnes, grãos integrais, frutas e legumes. Em caso de deficiência, os sinais exibidos incluem cansaço e fraqueza muscular.


Cálcio

Esse é um dos minerais presentes em maior quantidade no nosso organismo: ele está presente nos ossos, dentes e no sangue. Entre as suas funções estão o desenvolvimento de ossos e dentes resistentes, assim como a participação na contração muscular, coagulação do sangue e liberação de hormônios.


Para ingerir esse nutriente, aposte em leite e derivados, assim como folhas verde-escuras — couve e espinafre, por exemplo. É válido mencionar que, caso uma pessoa não ingira as quantidades mínimas diárias de cálcio, pode desenvolver osteoporose, ter fraturas mais facilmente e sentir fraqueza muscular.


Ferro

O ferro é o mineral responsável por levar o oxigênio para todas as células do organismo. Presente em alimentos de origem animal — como carnes, miúdos e fígado —, e vegetal — como o feijão e folhas verde-escuras —, a deficiência de ferro no corpo desencadeia uma anemia chamada de ferropriva, com sintomas que envolvem muito cansaço e falta de disposição.


Por esse motivo, é fundamental investir em uma alimentação saudável e com as fontes vegetais e animais desse mineral. Para obter uma absorção ainda melhor de ferro pelo sistema digestivo, associe o seu consumo a alimentos ricos em vitamina C


Uma dica é ingerir uma laranja ou acerola de sobremesa, por exemplo.


Adequar a sua alimentação para garantir que todas as fontes de sais minerais necessárias estejam presentes é indispensável para o bom funcionamento do seu corpo. Por isso, equilibre a sua rotina e fique sempre em dia com a sua saúde!

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