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Imunidade: a defesa mais importante.

Atualizado: 30 de abr.

Muitos fatores externos podem afetar negativamente a nossa imunidade, como uma alimentação inadequada ou insuficiente, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, sedentarismo, obesidade, entre outras coisas.


Nesse contexto, a alimentação é um dos principais fatores para que haja o equilíbrio do sistema imunológico, uma vez que, ele precisa de nutrientes apropriados para o seu bom funcionamento.


Existem alguns nutrientes que já têm sua ação comprovada no fortalecimento do sistema imune, entre eles Zinco, Selênio, Vitamina E, C e D, que são antioxidantes e atuam de maneira decisiva na modulação da resposta imune.


O Zinco, por exemplo, tem função primordial no sistema imunológico, influenciando na proliferação e maturação das células de defesa, assim indivíduos que apresentam deficiência deste mineral ficam suscetíveis a infecções.


O Zinco modula a resposta imune e exibe atividade antioxidante e anti-inflamatória (JAROSZ et al., 2017), exerce papel fundamental na defesa do organismo, influenciando a proliferação e maturação das células de defesa (FERNANDES et al, 2011), diminuindo assim a incidência de infecções, melhorando a defesa e o aumento da resistência aos agentes patogênicos (PRASAD et al., 2007; FERNANDES et al., 2011).

A Vitamina C tem alto poder antioxidante e impacto positivo sobre o sistema imunológico. Além disso, estimula a formação de anticorpos.


As concentrações de Vitamina C no plasma e leucócitos rapidamente diminuem durante infecções e situações de estresse. Dessa forma, a suplementação da vitamina pode melhorar componentes do sistema imunológico, como atividade das células Natural Killer, proliferação de linfócitos, quimiotaxia e componentes relacionados com o sistema imune (STROHLE et al., 2011).


O Selênio e a Vitamina E auxiliam na proteção e fortalecimento da imunidade, além de serem excelentes antioxidantes.


O Selênio é um mineral necessário que executa um papel fundamental na evolução e diversidade de processos fisiológicos, incluindo respostas imunológicas de impacto. O sistema imune depende do consumo dietético de selênio, e esse nutriente tem seus efeitos biológicos especialmente através de sua inclusão nas selenoproteínas (AVERY; HOFFMANN, 2018).


Estudos demonstraram uma melhora no sistema imune, principalmente de indivíduos idosos, com suplementos de vitamina E. Indicam que a deficiência em vitamina E pode prejudicar a função imune, e que a suplementação com a vitamina pode melhorar a resposta imunológica e a resistência contra diversos patógenos.


A Vitamina D, além de seu papel conhecido na homeostase do cálcio, também tem sido amplamente difundida por atuar na diferenciação de células como linfócitos, macrófagos e natural killers (NK) e na modulação de citocinas.


A Vitamina D atua como um modulador de células do sistema imunológico, apresentando função anti-inflamatória (FRANCO et al., 2015) e sendo, portanto, eficaz para os pacientes com artrite reumatoide (QUINTANA-DUQUE et al., 2017).


Ah! Este antibiótico natural


Vamos falar da Própolis, que é um subproduto sintetizado pelas abelhas, ele possui compostos bioativos e por isso lhe é atribuído várias ações orgânicas, como efeito antimicrobiano, antiinflamatório e antioxidante.


A Própolis é popularmente conhecida como sendo um antibiótico natural. Seu uso traz vantagens em relação aos antibióticos comuns, pela ação sobre as bactérias nocivas, preservando as benéficas que diferente de antibióticos sintéticos, as bactérias não criam resistência à própolis, se apresentando como uma eficiente possibilidade no uso de pequenas infecções bacterianas, impedindo a seleção natural das bactérias.(GONÇALVES,2019)


E porque estamos falando desses nutrientes?


Porque juntamos todos em um Suplemento Alimentar, para você complementar a sua alimentação com substâncias específicas para a boa manutenção do seu sistema imunológico, em concentrações altas para que você tenha uma maior segurança de que está fornecendo os nutrientes necessários para o seu organismo em quantidade e qualidade.

Enfatizamos que através da alimentação e outros cuidados associados ao estilo de vida, é possível fortalecer o sistema imunológico, prevenir carências nutricionais e consequentemente melhorar a sua saúde.


Lembramos ainda da importância de buscar um profissional médico ou nutricionista para identificar possíveis carências nutricionais e dar as orientações necessárias.


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