top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Licopeno, tudo o que você precisa saber.


Resumo da Matéria:

  • O licopeno é um carotenoide responsável pela coloração vermelho/alaranjada de frutas e vegetais, um nutriente que nosso corpo não produz.

  • É um excelente antioxidante e tem um efeito protetor direto contra os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento celular precoce e minimizando o surgimento de doenças crônicas.

  • O licopeno, apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.


O Licopeno é um suplemento nutricional que possui em sua composição 10 mg do nutriente Licopeno, que é proveniente do tomate. Esse nutriente, que é um carotenoide, é responsável pela coloração vermelho/alaranjada de frutas e vegetais nas quais está presente.


Ele pode ser encontrado em um número limitado de alimentos: o tomate e seus derivados são as melhores fontes, mas há também outras contribuições dietéticas dessa substância, como o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga, repolho roxo, pimentão vermelho, caqui e a melancia.


Nosso organismo não é capaz de produzir esses carotenoides, dessa forma eles são obtidos exclusivamente por meio da dieta alimentar e/ou suplementação nutricional.

Quais os benefícios da ingestão do Licopeno?


Licopeno é um excelente antioxidante, classificado com uma substância bioativa por exercer funções benéficas comprovadas à saúde e tem um efeito protetor direto contra os radicais livres. Dessa forma protege nossas células contra lesões e perda da integridade celular, prevenindo assim o envelhecimento celular precoce e minimizando o surgimento de doenças crônicas.


Vários estudos vêm demonstrando uma relação inversa entre o consumo de alimentos fontes de licopeno e risco de câncer (incluindo câncer de mama e próstata) e doenças cardiovasculares.



O nutriente tem ainda um papel de destaque em relação a saúde da próstata, sendo útil nas hiperplasias benignas da próstata (HBP) e ainda na prevenção do câncer de próstata, uma vez que estudos apontam que ele é um eficiente inibidor da proliferação celular.


Esses autores apontam também que há evidências de que o aparecimento do câncer de próstata é favorecido pelos hábitos alimentares ocidentais, como o consumo de alimentos hipercalóricos e hiperlipídicos (rico em gorduras), principalmente as gorduras saturadas, assim como pobre em vitamina E, selênio, licopeno e fibras. Portanto enfatizamos a importância de uma alimentação equilibrada e variada em nutrientes.


Como devo tomar o Licopeno?


O Licopeno deve ser ingerido diariamente, sendo uma cápsula ao dia durante a principal refeição. As cápsulas são bem pequenas, sendo de fácil ingestão. Ela se torna mais biodisponível, ou seja, sua absorção é facilitada se ingerida com uma fonte de gordura.


O Licopeno possui alguma contraindicação?


Licopeno não possui contra indicações por ser um suplemento alimentar, que tem a função de complementar a alimentação com o nutriente Licopeno. Entretanto, ela é recomendada apenas para adultos acima de 19 anos.


O recomendado é que a dose máxima diária de licopeno, na forma de suplemento alimentar seja de 8 miligramas conforme a Instrução Normativa 28/2018 da Anvisa.


O que dizem os estudos científicos quanto ao Licopeno na forma de suplemento e sua absorção pelo corpo?


A quantidade de licopeno nas frutas e vegetais varia de acordo com a estação do ano, estágio de maturação, variedade, efeito climático e geográfico, local de plantio, manejo pós-colheita e do armazenamento; em geral, quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno.


As maiores concentrações de licopeno estão, em geral, nas cascas dos alimentos fontes, quando comparadas à polpa dos mesmos frutos, sendo sua maior concentração em alimentos produzidos em regiões de climas quentes.

O licopeno sintético parece ser equivalente ao licopeno natural em relação à sua biodisponibilidade, com semelhante conteúdo isomérico. Isso é observado no estudo realizado por Hoppe et al.30, no qual o licopeno sintético não apresentou modificação na biodisponibilidade, quando comparado ao licopeno natural.


Nesse estudo, os autores suplementaram por 28 dias 3 diferentes grupos (com 12 indivíduos) com licopeno sintético (15mg), licopeno natural (15mg) ou placebo. A dose administrada resultou no aumento de duas a três vezes mais licopeno no soro, quando comparado ao grupo-placebo. O aumento na quantidade de licopeno foi similar para os grupos suplementados com licopeno sintético e natural, e significativamente menor para o grupo placebo, independentemente do sexo. Moritz, Bettina e Tramonte, Vera Lúcia Cardoso.Biodisponibilidade do licopeno. Revista de Nutrição [online]. 2006, v. 19, n. 2 [Acessado 23 Novembro 2022] , pp. 265-273. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/R73YFswR6qrGhWgDdcfwDJt/?lang=pt


Licopeno engorda?


Licopeno não engorda, pois, seu valor energético é irrelevante. Não possui calorias.


Apenas homens devem usar Lycopeno?


Não. Licopeno pode ser usado por homens e mulheres. Apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, ele também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.


Dessa forma é benéfico para a saúde do organismo na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.



Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page