BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Magnésio: resistência, força e equilíbrio

Atualizado: 24 de fev.

O magnésio é um mineral que tem ação direta com nossas habilidades motoras, com a saúde cardiovascular, sendo também essencial para a felicidade e o equilíbrio mental, obviamente, o benefício que abre caminho para os outros (já já você entende essa afirmação).


Ele é bem presente em nosso organismo, participando de centenas de reações enzimáticas - a síntese de proteínas, equilíbrio muscular e nervoso, controle dos níveis de glicose no sangue e regulação da pressão arterial.


Sem falar no “UP” de energia! Isso mesmo, já que contribui para o funcionamento de algumas enzimas fundamentais, relacionadas ao metabolismo de vitamina B1 - que ajuda a transformar glicose em energia.

Não para por aí! O magnésio atua como relaxante muscular e pode impedir a aterogênese (formação de placas de gordura ou cálcio nas paredes das artérias) por equilibrar o cálcio no organismo.


Vamos começar com alimentos que contém o magnésio, sua maior concentração está nos grãos integrais, conheça alguns:

- Leguminosas como feijão e lentilha; - Grãos integrais como aveia, trigo integral e arroz integral; - Frutas como o abacate, banana e kiwi; - Vegetais, especialmente brócolis, abóbora e folhas verdes, como couve e espinafre; - Sementes, especialmente as de abóbora e de girassol; - Oleaginosas, como amêndoas, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim; - Leite, iogurte e outros derivados.


Parabéns se consegue, com frequência, manter uma alimentação equilibrada. Se não, mantenha a calma, os tempos são outros.

Caso você consuma muitos destes alimentos, mesmo assim pode ser que você tenha deficiência de Magnésio.


Estudos comprovam que nosso solo não é mais capaz de produzir alimentos com mais de 400 miligramas de magnésio - comparando os hábitos alimentares dos últimos 100 anos. Hoje sugerem que o consumo é por volta de 150 a 300 mg/dia.


As indicações de quanto tomar.

De acordo com a Resolução RDC nº269/2005, a ingestão diária recomendada (RDA) de magnésio é de 260 mg para adultos com idade maior ou igual a 19 anos.

O Institute of Medicine (IOM) mostra que a recomendação para homens é de 310 mg/dia e para mulheres de 400 mg, também com idade superior a 19 anos.

ATENÇÃO! Alguns medicamentos causam deficiência.

É importante saber que os medicamentos podem estar ligados a deficiência do mineral. Inibidores da bomba de próton, alguns antibióticos, imunossupressores e diuréticos aumentam a excreção de magnésio.


Como saber se estou com deficiência de magnésio?

Por desempenhar importantes funções no nosso corpo, a deficiência do manésio pode ser identificada por colesterol alto, TPM intensa, hipertensão, batimentos cardíacos acelerados, espasmos musculares, cãibras e formigamentos dentre outros, como dores de cabeça.


A deficiência de magnésio pode levar à fraqueza muscular, disfunção neuromuscular e cãibras musculares (WELCH et al., 2016).

Alimentação e Suplementação.

Para reverter a deficiência de magnésio é preciso cuidados com a alimentação, tendo foco em alimentos ricos no mineral, como os citados acima, mas quando a alimentação não é suficiente, o nutricionista poderá indicar SUPLEMENTOS alimentares com o objetivo de adequar o aporte diário do mineral.


Os magnésios mais indicados, levando em conta: a boa absorção do nutriente, menos desconforto gástrico, fortalecimento ósseo, equilíbrio emocional e disposição para viver melhor, são: Bisglicinato de Magnésio Quelado, Magnésio Dimalato e Cloreto de Magnésio.


Bisglicinato de Magnésio Quelado

É formado pela ligação de magnésio com Aminoácido, glicina (bisglicinato). Participa do processo de fixação do cálcio, contribuindo para o fortalecimento ósseo. Também pode promover efeito analgésico natural, reduzindo dores, melhorando a recuperação muscular e o desempenho esportivo.


Magnésio Malato

Esta combinação de ácido málico, possui excelente absorção e não provoca desconforto gástrico. Juntos auxiliam no metabolismo energético melhorando o desempenho físico, no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras.


Melhora o funcionamento neuromuscular e ajuda na melhora de sintomas da depressão, estresse, fadiga, além de dar um suporte na regulação do sono.


Cloreto de Magnésio

É a união do mineral magnésio com o nutriente cloro, que traz diversos benefícios para o funcionamento do organismo. Auxilia nas contrações musculares, no sistema nervoso, funções cardíacas e saúde óssea, além de auxiliar na regulação dos níveis de glicose.


Bom para a saúde do coração e dos músculos.

No sistema cardiovascular, sua falta leva a uma progressiva contração das artérias coronarianas, o que diminui a quantidade de oxigênio para o coração. Além disso, a falta do magnésio reduz a produção do óxido nítrico, que atua no relaxamento dos vasos sanguíneos.


Essas alterações irão gerar maior esforço para o músculo cardíaco, provocando aumento da pressão arterial e contribuindo para o aparecimento de dores no peito, arritmias cardíacas e hipertensão.


Colabora na manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Uma dieta pobre em magnésio diminui o número de osteoblastos, as células do osso responsáveis pelo aumento da densidade mineral óssea; e ainda, aumenta o número de osteoclastos, células relacionadas com a perda de massa óssea.


Dessa maneira, sua deficiência pode contribuir para uma diminuição do crescimento ósseo, além da perda do osso trabecular, uma parte do osso, responsável por resistir à tensão.


Ainda mais importante: o magnésio é necessário para a função normal das nossas células de defesa, sendo fundamental para a resposta imune.

Quem não quer energia e resistência?

O magnésio é importante na atividade física por estar envolvido na produção de energia e no processo de contração muscular, ele combate a produção de radicais livres que causam lesões celulares desequilibrando a quantidade de cálcio dentro das células o que dificulta a contração muscular e aumenta a susceptibilidade a lesões musculares.


Óbviamente, o benefício que faz chegar em todos os outros citados.

É fundamental para a formação da serotonina, conhece ela? 😍 o HORMÔNIO DA FELICIDADE 😁

Pessoas com deficiência de magnésio apresentam alterações de humor, tais como ansiedade, irritabilidade, nervosismo, depressão, insônia e hiperatividade.


Então espera!

É importante para os ossos e músculos do nosso corpo - o que nos sustenta, protege! É essencial para nosso coração e para a circulação - nos mantêm vivos, fluindo! Equilibra o cérebro, colabora na produção de serotonina - felicidade, bem-estar,


Maravilhoso não é? Te ajuda a ter resistência, energia e equilíbrio. Do corpo e da mente!


Não deixe faltar em seus dias.

Bons hábitos incluem a suplementação!

www.vitgold.com.br


#TripleMagnesiumComplex, #dimalato, #bisglicinato, #cloreto, #magnésio, #quelado, #quelato #resistência_força_equilibrio #saúde_emocional #beautiful #happy #prevenção #vitgold #completavocê #suplementos #vitaminas #vitgoldbrasil #magnesio #maissaude #vidasaudável #sejasaudavel #reeducaçãoalimentar #healthylifestyle #like4like #suplementação #habitossaudaveis


Referências:

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674646

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-magnesio/

https://www.facebook.com/382445358451568/posts/510893312273438/

https://www.scielosp.org/article/csp/2015.v31n7/1371-1380/

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732008000500009&script=sci_arttext


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo