top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Dê um UP na sua disposição com o CoQ10.

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Resumo da Matéria:

  • A Coenzima Q10 ou Ubiquinona é uma substância naturalmente produzida em nosso organismo.

  • A deficiência de CoQ10 pode ocorrer devido ao envelhecimento e geralmente começa a ocorrer após os 30 anos.

  • Reduz os efeitos causados pelo excesso de radicais livres, minimizando o envelhecimento celular precoce, inflamações no organismo e o surgimento de doenças crônicas.

  • Há uma relação da SOP com resistência à insulina e outras alterações no metabolismo glicídico, dislipidemias (taxas de gordura alta) e aumento da inflamação sistêmica, que influencia, diretamente, na gravidade do quadro.


A Coenzima Q10 ou Ubiquinona é uma substância naturalmente produzida em nosso organismo e armazenada nas mitocôndrias das células, sendo fundamental no metabolismo energético.


Também participando nos processos de produção de ATP’s (moléculas que armazenam e liberam energia) e ainda é um antioxidante fundamental à integridade das células presentes em nosso corpo, protegendo-as dos danos oxidativos. Ainda nesse contexto, a CoQ10 por ser antioxidante, diminui a peroxidação da partícula LDL (mau colesterol), conferindo benefícios à saúde cardiovascular.


Além dos suplementos alimentares, a CoQ10 pode ser encontrada em alimentos como carnes, peixes: como cavala e sardinha, nozes, grãos de soja, gergelim, espinafre, brócolis, cereais e outros.


Quais os benefícios da ingestão do CoQ10?


A Coenzima Q10 é um nutriente que possui vários benefícios ao nosso organismo. Dentre eles:

- Aumenta a produção de energia, diminuindo a fadiga e aumentando a disposição para o dia a dia;

- Aumenta a força muscular e a tolerância de idosos e sedentários à atividade física;

- Pode auxiliar na melhora da performance de atletas;

- Possui ação antioxidante, atuando na proteção do coração;

- Reduz os efeitos causados pelo excesso de radicais livres, minimizando inflamações no organismo e o surgimento de doenças crônicas, como fibromialgia;

- Auxilia na regeneração da Vitamina E e Vitamina C oxidadas, prevenindo o envelhecimento precoce;

- Reduz a peroxidação de gorduras, impedindo a destruição de sua estrutura e com isso contribui para a prevenção de aterosclerose (acúmulo de placas de gordura) Importante para a saúde do coração.


Existe alguma relação entre Coenzima Q10 e SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)?

Há uma relação da SOP com resistência à insulina e outras alterações no metabolismo glicídico, dislipidemias (taxas de gordura alta) e aumento da inflamação sistêmica, que influencia, diretamente, na gravidade do quadro.


Dessa forma, um grupo de pesquisadores avaliou a ação da suplementação de Coenzima Q10 em mulheres diagnosticadas com SOP, Síndrome dos Ovários Policísticos, que havia riscos de desenvolvimento de alterações metabólicas.


Após 12 semanas de suplementação de 100 mg de Coenzima Q10, os autores verificaram aumento da sensibilidade à insulina e redução nos níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol).


Assim, a suplementação de CoQ10 pode ser uma estratégia nutricional que irá complementar outras condutas utilizadas para a Síndrome Metabólica e SOP, promovendo mais saúde e qualidade de vida às mulheres que apresentam estes distúrbios.


Quais são os sintomas da deficiência de Coenzima Q10?


A deficiência de CoQ10 pode ocorrer devido ao envelhecimento e geralmente começa a ocorrer após os 30 anos. Pode estar associada também a várias doenças e condições crônicas relacionadas à idade. Além disso, pode haver disfunção da mitocôndria, ocasionando a deficiência da produção de energia e aumento do dano oxidativo.

Pode surgir a apresentação de alguns sintomas como: falta de energia para realizar uma atividade normal, intolerância ao exercício e fraqueza muscular, assim, pode levar a quadros mais graves atingindo outros órgãos. Nesse caso só o médico pode fazer uma avaliação completa para obter as conclusões necessárias.


Vale salientar que segundo alguns estudos, parece claro que a suplementação com CoQ10 melhora a função da mitocôndria e confere proteção antioxidante para órgãos e tecidos afetados por várias condições patológicas.


Como devo tomar Coenzima Q10 Vitgold?

A CoQ10 deve ser ingerida diariamente, sendo necessária apenas uma cápsula ao dia durante a principal refeição. As cápsulas são bem pequenas, sendo de fácil ingestão. Ela se torna mais biodisponível, ou seja, sua absorção é facilitada se ingerida com uma fonte de gordura.


A Coenzima Q10 Vitgold possui alguma contraindicação? Engorda?

Ela não possui contraindicações por ser um suplemento alimentar, que tem a função de complementar a alimentação. Entretanto, ela é recomendada apenas para adultos acima de 18 anos.

Quando houver uma doença diagnosticada, o ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o uso do produto. CoQ10 não engorda, pois seu valor energético/calórico é irrelevante.


Sugestão para tomar junto e potencializar os resultados.

CoQ10 + Complexo B: Auxiliam no fornecimento de energia, minimizando a fadiga muscular. Importante para os praticantes de atividade física.


CoQ10 + Vitamina E: Juntos auxiliam no combate aos radicais livres, prevenção do surgimento de doenças crônicas e melhora da função cardíaca.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 

377 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page