Nunca se ouviu falar tanto em alimentação saudável quanto nos últimos tempos. Inclusive, frequentemente são divulgados estudos que evidenciam o quanto ela é decisiva na manutenção ou perda de peso corporal.
Se você está colocando em prática uma dieta, mas não tem conseguido mantê-la em meio à correria diária, continue lendo este post e confira cinco dicas para organizar uma marmita fitness e manter-se firme na dieta.
1. Planeje as refeições
Preparar as próprias refeições é excelente para ter certeza sobre o que você está ingerindo e para consumir somente aquela quantidade pré-determinada, sem correr riscos de exagerar. Mas, antes de tudo, é importante refletir sobre a sua rotina e quantas refeições são feitas fora de casa, lembrando que sua alimentação deve ser fracionada ao longo do dia, de acordo com suas necessidades.
Geralmente, as pessoas costumam almoçar e fazer o lanche da manhã e da tarde fora de casa. Se você também vivencia essa realidade, será preciso planejar quais alimentos integrarão os cinco almoços e 10 lanches, levando em consideração que há cinco dias úteis na semana.
2. Inclua alimentos que você gosta
Não adianta incluir abobrinha na sua marmita fitness se você não suporta ingerir o legume. Vá à feira e escolha todos os legumes e verduras que você aprecia, pois a alimentação não deve ser vista como um sacrifício. O importante é deixar o prato o mais colorido possível para evitar uma deficiência de vitamina.
É claro que vale tentar novas formas de preparar a abobrinha, por exemplo, mas é importante entender que, para se manter na dieta, você deve gostar do que está ingerindo. Converse com o seu nutricionista, teste novas receitas e procure indicações de pessoas que preparam alimentos saudáveis e saborosos.
Em relação aos lanches, estes não possuem muito segredo, basta ter sempre por perto opções como:
oleaginosas;frutas;suco integral;iogurte.
3. Planeje-se para ir ao supermercado
Antes de sair de casa, elabore uma lista com todos os itens que você precisa para preparar seu cardápio semanal. Essa é uma excelente estratégia para comprar somente o necessário, evitando tanto o desperdício de comida quanto o de dinheiro.
Uma boa dica é ir aos supermercados após as 21 horas ou aos sábados e domingos à tarde, pois são dias e horários em que, geralmente, os estabelecimentos estão menos movimentados e você não perde tempo.
Lembre-se de ir às compras somente se já estiver de estômago cheio e sem fome alguma, pois isso ajuda a evitar que a sua lista de itens seja deixada de lado e alguns alimentos não previstos, as famosas “besteiras”, passem a fazer parte das suas compras.
4. Tenha cuidado com as opções industrializadas
Hoje em dia há muitos alimentos industrializados que vendem a ideia de que são boas opções para quem preza por uma alimentação saudável. No entanto, ao olhar atentamente a lista de ingredientes, é possível perceber que possuem excesso de sódio e açúcar. As opções abaixo não devem integrar a sua lista de compras:
cereal matinal;
barrinhas de cereais;
peito de peru;
bolacha de água e sal;
chocolate diet;
néctar de fruta;
chá enlatado.
5. Armazene os alimentos corretamente
Depois de estar com os alimentos em mãos, é hora de prepará-los. Entre os pratos preferidos de quem preza por uma alimentação saudável e simples de preparar, estão:
arroz integral;
frango e peixe grelhado;
batata doce;
lentilha;
coxa de frango assada;
batatas assadas;
legumes refogados.
Todas as opções acima podem ser preparadas no fim de semana, divididas em porções e armazenadas em recipientes de vidro no congelador. As saladas, exceto as em forma de folhas, também podem ser congeladas. Os alimentos podem ficar até dois dias na geladeira, portanto, não é preciso congelar todas as porções. Para levar as porções do caminho de casa ao trabalho, opte por uma bolsa térmica.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Kommentare