top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

O que é o estresse e o que ele causa na mulher.

Atualizado: 28 de nov. de 2023


Resumo da Matéria:


  • As mulheres têm uma fisiologia diferente da dos homens e os hormônios fazem com que o estresse as afete de maneira diferenciada

  • Nutrientes que ajudam no combate ao estresse: Vitaminas do Complexo B, os minerais Magnésio e Zinco e os aminoácidos Triptofano e Taurina.

  • Alguns dos sintomas de alto nível de estresse: Bruxismo; Dores crônicas; Tensão muscular; Ganho de peso; Queda de cabelo; Taquicardia; Problemas de pele; Ansiedade; Problemas digestivos; Diminuição na libido; Sudorese; Alterações no apetite; Insônia; Fadiga; Acne

  • No estresse existe uma grande liberação de radicais livres, moléculas reativas que causam danos as células ocasionando ao longo do tempo o envelhecimento precoce e doenças crônico degenerativas a exemplo do mal de Alzheimer, Parkinson, dentre outras.


O estresse é uma reação do corpo a situações prejudiciais que o coloca em estado de alerta e, para manutenção do equilíbrio, nosso metabolismo se adapta para passagem desse período.


O corpo humano é projetado para lidar com pequenas doses de estresse. Mas, não está preparado para lidar com o estresse crônico de longo prazo sem consequências ruins.


As mulheres têm uma fisiologia diferente da dos homens e os hormônios fazem com que o estresse as afete de maneira diferenciada. Mulheres são mais sensíveis ao cortisol, hormônio liberado em situações estressantes e por isso apresentam uma série de sintomas resultantes da alta concentração de cortisol, segue algumas:

– Dores de cabeça (mais fortes no período pré-menstrual); Queda de cabelo; – Dor no peito, nas costas e no pescoço; – Sentir desejo de urinar com frequência; – Fadiga crônica; – Falta de apetite sexual; – Alterações na menstruação (atrasos e até falha no ciclo menstrual, que é comumente chamado de amenorreia); – Crise de ansiedade; – Insônia; – Alteração do sistema imunológico, mais propensão a sofrer doenças como osteoporose, artrite inflamatória, diabetes tipo II; – Constipação ou diarreia; – Problemas de pele: fica muito sensível em situações de ansiedade e estresse e são comuns as reações inflamatórias como eczema, vermelhidão, olheiras, perda de luminosidade na pele.


Como o Stress Formula pode auxiliar na saúde da mulher?

O Stress Formula é um suplemento alimentar voltado para mulheres, que possui vitaminas do Complexo B, os minerais Magnésio e Zinco e os aminoácidos Triptofano e Taurina.


As vitaminas do complexo B estão presentes nas reações de metabolismo de todos os macronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras participando diretamente da produção de energia auxiliando assim na diminuição da fadiga e indisposição, assim como, fortalecendo o sistema imunológico, deixando o organismo menos susceptível a doenças.


No estresse existe uma grande liberação de radicais livres, moléculas reativas que causam danos as células ocasionando ao longo do tempo o envelhecimento precoce e doenças crônico degenerativas a exemplo do mal de Alzheimer, Parkinson, dentre outras.

O ferro em especial é importante para a saúde da mulher na prevenção da anemia por participar da formação das células vermelhas do sangue (hemoglobina), que é uma proteína essencial para o transporte de oxigênio para todos os tecidos.


É comum as mulheres em alguma fase da vida ter deficiência de ferro por várias razões, entre elas, período menstrual ou alimentação deficiente. Sendo assim, o ferro é o metal mais presente no corpo humano e participa de todas as fases da síntese proteica e dos sistemas respiratórios, oxidativos e anti-infecciosos do organismo.


MAGNÉSIO e ZINCO melhoram o quadro de depressão leve e ansiedade, pois facilitam certas sinapses, que funcionam como uma comunicação entre os os hormônios, afastando sintomas de melancolia, irritabilidade, nervosismo, insônia e hiperatividade.


A TAURINA, por outro lado, auxilia na redução do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, tendo ação antioxidante e anti-inflamatória.


O TRIPTOFANO é essencial para o aumento da produção de serotonina no sistema nervoso central, responsável em promover a sensação de bem-estar e relaxamento.


O Triptofano, é um aminoácido essencial, que deve ser obtido através da alimentação e /ou suplementação (já que o nosso corpo não produz).


Ele é responsável pela produção de serotonina – hormônio responsável em promover a sensação de bem-estar e relaxamento que irá auxiliar em um sono tranquilo e mais habilidade para lidar com as situações de estresse do cotidiano.


As mulheres lidam com o estresse de uma maneira mais lógica e verbal tendo mais resistência diante das crises e suas habilidades podem ser ainda maiores quando elas cuidam da saúde nutrindo o seu organismo para o universo de atividades que as espera que vão do campo de trabalho à família, cuidado da família, dos estudos dentre outras atividades.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
109 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page