top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Sintomas da ortorexia: saiba que cuidados tomar durante a dieta!


Já ouviu falar em ortorexia? Muitas pessoas seguem uma alimentação saudável à risca. No entanto, quando essa prática torna-se uma obsessão e você só consegue consumir alimentos orgânicos ou não come mais em restaurantes, isso já é sinal da ortorexia nervosa.


Trata-se de um transtorno alimentar e atinge aqueles que se preocupam exageradamente com a qualidade de sua alimentação. Como resultado, ao contrário de obter os benefícios esperados, essas pessoas podem acabar enfrentando sérios problemas de saúde.


Quer descobrir quais são os principais sintomas da ortorexia, seus riscos e os cuidados necessários para evitar esse transtorno alimentar? Continue a leitura e confira!


Quais os sintomas dessa doença?

Alguns sintomas da ortorexia são bem específicos e fecham o diagnóstico clínico desse transtorno alimentar. Confira quais são os principais a seguir:

  • busca constante por seguir uma dieta regrada e saudável;

  • exclusão completa do cardápio de alimentos considerados impuros, como comidas industrializadas, com muitos corantes, conservantes, aromatizantes, gorduras trans e outros;

  • troca de vegetais com agrotóxicos ou transgênicos pelos orgânicos;

  • hábito de julgar pessoas que não se alimentam corretamente;

  • ausência em eventos que incluem comida, como happy hour, aniversários e casamentos;

  • evitar comer em restaurantes ou sempre levar a sua própria comida se for comer fora;

  • planejamento das refeições com muitos dias de antecedência;

  • exclusão de grupos de alimentos importantes da dieta, como carboidratos, gorduras e carnes;

  • sentimento de culpa, estresse e até depressão se cometer algum deslize e acabar comendo algum dos alimentos “proibidos”.


Quais são os riscos da ortorexia?

A preocupação exagerada com a alimentação que acontece na ortorexia, pode gerar restrição à grupos de alimentos que contêm vitaminas e minerais importantes, ocasionando danos severos à saúde.


Isso porque a deficiência nutricional pode resultar em perda de peso, doenças como anemia e ossos fracos, além de deixar o organismo mais suscetível à doenças infecciosas.


Ademais, a restrição excessiva da dieta e problemas em frequentar ambientes e comemorações que envolvam comida, prejudica o psicológico e a convivência social da pessoa.


Que cuidados tomar para evitar o problema?

Com todos os riscos que pode provocar, é importante conhecer algumas medidas para evitar a ortorexia. Primeiramente, é muito importante que a pessoa interiorize que, quando uma dieta provoca estresse, limitações e até danos a sua saúde, ela não é uma boa opção.


Por isso, caso perceba que o seu jeito de se alimentar está adquirindo características obsessivas, não hesite em procurar ajuda. Contar com o apoio da família e de profissionais do ramo da psicologia e nutrição é fundamental para recuperar o equilíbrio na alimentação e manter uma vida saudável. A moderação continua sendo o principal segredo para evitar transtornos alimentares.


Agora que você já sabe quais são os sintomas da ortorexia, assim como seus riscos e cuidados para prevenção, não deixe de procurar ajuda se você se identificou nessa situação. Lembre-se: a sua saúde é sempre o mais importante e deve ser colocada em primeiro lugar.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

 
25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page