top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Osteoporose: tudo que você precisa saber sobre saúde óssea.

Atualizado: 16 de ago. de 2021


A osteoporose, é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando à fragilidade do osso e aumentando o risco de fraturas. Sua saúde óssea precisa ser prioridade.


A osteoporose pode ser primária (idiopática) ou secundária. A forma primária é classificada em tipo I e tipo II. Tipo I também conhecida por pós-menopausa, existe rápida perda óssea e ocorre na mulher que recentemente chegou na menopausa. Tipo II ou senil, é relacionada ao envelhecimento e aparece por deficiência crônica do cálcio.


A osteoporose secundária, é decorrente de processos inflamatórios, como artrite reumatoide, alterações endócrinas como hipotireoidismo e desordens adrenais; mieloma múltiplo; uso de drogas como heparina, álcool, vitamina A e corticoides.


Pessoas com osteopenia, que é o estágio inicial da perda de massa óssea que pode levar à osteoporose, se beneficiam ainda mais praticando atividades físicas, pois evitam a progressão da doença. Juntamente com a suplementação adequada, não só evita a progressão, mas aumenta a massa óssea.


Cerca de 80% dos pacientes com osteoporose a tem associada ao envelhecimento ou menopausa.


Principais causas:

– Disfunção da tireoide; – Doenças autoimunes; – Alcoolismo; – Deficiência em vitamina D, cálcio e magnésio; – Sedentarismo; – Tabagismo; – Alimentação pobre nutricionalmente.



Prevenção

A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: couve, rúcula, brócolis, espinafre, e outros vegetais folhosos verde-escuros; leguminosas como feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, leite e seus derivados.


A Vitamina D também é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo, pois melhora a absorção do cálcio, podendo ser encontrada em alimentos de origem animal como o ovo, peixes, leites, seus derivados e ainda em suplementos alimentares, além do fato de que temos a capacidade de produzi-la através da exposição ao sol.


A baixa exposição ao sol, o uso de bloqueadores solares e a pele envelhecida dos idosos retardam a conversão da vitamina D para sua forma ativa, comprometendo a mineralização dos ossos.

Outra forma de prevenção da osteoporose é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia para adultos e idosos.


É importante manter ainda os níveis adequados de magnésio para que ocorra uma boa absorção do cálcio e outros nutrientes, uma vez que, este é responsável por formar a estrutura interna do osso.


Tratamento

Após o diagnóstico, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos que estimulem a produção de massa óssea, no entanto a ingestão do cálcio e vitamina D, por meio de alimentação ou suplementos, e a prática de exercícios, são eficazes para combater os sintomas da osteoporose.


Cuidar de sua saúde óssea é a melhor forma de se prevenir da osteoporose, siga as dicas a cima citadas e sinta-se preparado para uma vida longa, saudável e cheia de realizações.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


 
17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page