top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Qual o papel do nutricionista no uso de suplementos alimentares?


Por mais que a gente tente se alimentar bem para ter uma vida saudável, nem sempre é possível ingerir todos os nutrientes necessários para atingir um determinado objetivo no nosso corpo. Para aguentar a correria do dia, provavelmente vai ser preciso se alimentar melhor e fazer uso de suplementos alimentares.


Essas substâncias, como o nome já diz, não servem para substituir a alimentação saudável. Mas contribuem para ampliar o leque de nutrientes que o organismo precisa ingerir. No entanto, o uso indiscriminado e sem avaliação profissional pode trazer riscos a saúde.


Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns fatores que a ajuda de uma nutricionista pode trazer na hora de realizar a complementação alimentar. Confira!


Identificação da necessidade de suplementação

Existem pessoas que olham seus corpos no espelho e identificam que poderiam aumentar a massa muscular ou reduzir o peso. Ou então acham que estão tendo muito cansaço físico e que é preciso fazer algo. Com essas simples constatações começam a fazer o uso de suplementos alimentares sem orientação nutricional.


Isso pode gerar vários problemas de saúde. Por exemplo, o uso indevido de complementação alimentar pode levar à intoxicação do fígado. Isso porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias acumulam nesse órgão, trazendo consequências graves para o metabolismo do organismo.


Com a orientação correta do nutricionista, essa situação não existe. Pois esse profissional tem condições de identificar a necessidade de complementação. Analisando a sua saúde, o nutricionista pode averiguar se sua alimentação está sendo suficiente, recomendando-o que tome ou não as doses adequadas de complementação, sem trazer prejuízos para seu corpo.


Especificação do tipo de complemento necessário

Todo mundo acha que os suplementos alimentares são um coringa: funcionam para tudo. Mas não é bem assim. Há suplementos para situações definidas. Por exemplo, há aqueles para emagrecer. Esses são os termogênicos, ou seja, aumentam o metabolismo e contribuem para eliminação de gordura.


Portanto, esse tipo de complemento não é recomendável para quem quer ganhar massa muscular. Mas como saber disso? Procure um nutricionista. Ele pode recomendar o tipo de complementação mais ideal para o objetivo que você quer atingir.


Acompanhamento para garantir a saúde e a boa evolução

O processo de complementação alimentar não pode ser feito de maneira isolada ou a curto prazo. Na verdade, é preciso fazer um acompanhamento para avaliar se a complementação precisa ser aumentada ou reduzida, por exemplo.


Nesse sentido, um nutricionista poderá ajudar a observar a evolução do uso de suplementos alimentares. Esse profissional vai avaliar se o paciente tem respeitado o tipo e a dose recomendada. Além disso, vai averiguar como o organismo tem se comportando a fim de garantir a eficácia da suplementação.


Essas foram algumas das vantagens de buscar um nutricionista no momento de optar por suplementos alimentares. É importante frisar que uso sem indicação pode ser prejudicial à saúde e o seu uso indevido pode levar a uma sobrecarga renal, principalmente se não houver a hidratação adequada. Por isso, o acompanhamento desse profissional é fundamental.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page