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Probióticos: intestino saudável e imunidade garantida.


Resumo da Matéria:

  • Os probióticos podem contribuir com a boa saúde do trato gastrointestinal.

  • Regulam o trânsito intestinal e a absorção de nutrientes.

  • Fortalecem o sistema imunológico, impedindo o crescimento excessivo de bactérias que causam doenças.

  • Auxiliam na produção da vitamina K e vitaminas do Complexo B.

  • Ajudam na digestão de carboidratos não digeridos e na detoxificação do fígado.

É provável que você já tenha ouvido falar dos probióticos e da sua grande importância para a saúde do corpo e o equilíbrio do bem-estar.


O probióticos são responsáveis por manter o bom funcionamento do organismo, melhorar a flora bacteriana e reforçar a imunidade.

Apesar disso, pouca gente sabe o que eles realmente são, quais são os seus benefícios e onde eles podem ser encontrados. Se você ficou com curiosidade de saber essas respostas e esclarecer outras dúvidas, continue a leitura e confira o GUIA BÁSICO DOS PROBIÓTICOS, que preparamos!


O que são probióticos

Os probióticos são as chamadas bactérias do bem. Esses microrganismos vivos estão presentes no corpo (a maior parte deles está no intestino) e são responsáveis por equilibrar a flora intestinal, melhorar a absorção de nutrientes, proteger o corpo contra agentes infecciosos, ajudar a fortalecer o sistema imunológico e outras funções similares.

Onde encontrar na alimentação?

As principais fontes de probióticos é são iogurtes naturais, alguns tipos de queijos, leites fermentados, coalhadas e afins.


É possível, ainda, ingeri-los por meio de suplementos em forma de comprimidos, cápsulas ou sachês — esse consumo, porém, deve ser feito sob orientação médica.


Para que eles servem

Combatem as doenças intestinais

A alimentação pobre em fibras e rica em açúcares e gorduras altera as funções intestinais, pois favorece a proliferação excessiva de bactérias nocivas ao organismo e pode desencadear problemas, como a prisão de ventre e outras doenças.


A ingestão de probióticos funciona no combate a essas bactérias ruins, enquanto equilibra a flora e contribui para a boa manutenção do intestino.


Melhoram a imunidade

Os probióticos fortalecem o sistema de defesa do corpo, e o mantém ativo e preparado para reagir a possíveis enfermidades.


Além disso, as células do organismo capazes de detectar o vírus da gripe conseguem viver por mais tempo em ambientes ricos em probióticos. Por isso, esses microrganismos podem reduzir as chances de contrair essa e outras infecções virais.


Diminuem os riscos de tumores intestinais

Ao reduzir a quantidade de bactérias nocivas ao organismo, ocorre também a diminuição de infecções intestinais. Com isso, diminui a incidência de inflamações na região, que ao longo dos anos podem predispor ao surgimento de tumores. Portanto, seguir uma alimentação balanceada e rica em probióticos é uma ótima forma de prevenir o câncer intestinal.


Aumentam a absorção de nutrientes

Com o seu consumo, alguns minerais, as vitaminas do complexo B, o ferro e o cálcio são melhor absorvidos pelo organismo — isso acontece porque os probióticos potencializam esse processo. Outro fator relevante é que esses microrganismos otimizam a capacidade digestiva em relação a algumas substâncias, como é o caso da lactose.


Equilibram a flora vaginal

Além da flora intestinal, os probióticos auxiliam na manutenção da flora vaginal e ajudam a prevenir doenças, como a candidíase.


Milhares de mulheres sofrem com esse problema, pois uma baixa mais acentuada na imunidade pode deixá-las suscetíveis à proliferação dessas bactérias nocivas. A ingestão de probióticos pode equilibrar a flora vaginal e fortalecer a imunidade da região.


Tem um horário indicado para tomar?

A melhor hora para consumir os probióticos é um pouco antes ou logo depois das refeições, em razão da acidez do estômago: nessa fase, os alimentos os ajudam a se manterem vivos no meio ácido e a chegarem ativos ao intestino. Para que esses microrganismos possam proporcionar todas essas vantagens, é preciso seguir uma alimentação saudável e adotar hábitos de vida mais regrados.


Agora que você já conhece os benefícios dos probiótico, aproveite para saber um pouco mais sobre a importância dos suplementos alimentares. Boa leitura!


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