Resumo da Matéria:
Os probióticos podem contribuir com a boa saúde do trato gastrointestinal.
Regulam o trânsito intestinal e a absorção de nutrientes.
Fortalecem o sistema imunológico, impedindo o crescimento excessivo de bactérias que causam doenças.
Auxiliam na produção da vitamina K e vitaminas do Complexo B.
Ajudam na digestão de carboidratos não digeridos e na detoxificação do fígado.
É provável que você já tenha ouvido falar dos probióticos e da sua grande importância para a saúde do corpo e o equilíbrio do bem-estar.
Os probióticos são responsáveis por manter o bom funcionamento do organismo, melhorar a flora bacteriana e reforçar a imunidade.
Apesar disso, pouca gente sabe o que eles realmente são, quais são os seus benefícios e onde eles podem ser encontrados. Se você ficou com curiosidade de saber essas respostas e esclarecer outras dúvidas, continue a leitura e confira o GUIA BÁSICO DOS PROBIÓTICOS, que preparamos!
O que são probióticos
Os probióticos são as chamadas bactérias do bem. Esses microrganismos vivos estão presentes no corpo (a maior parte deles está no intestino) e são responsáveis por equilibrar a flora intestinal, melhorar a absorção de nutrientes, proteger o corpo contra agentes infecciosos, ajudar a fortalecer o sistema imunológico e outras funções similares.
Onde encontrar na alimentação?
As principais fontes de probióticos é são iogurtes naturais, alguns tipos de queijos, leites fermentados, coalhadas e afins.
É possível, ainda, ingeri-los por meio de suplementos em forma de comprimidos, cápsulas ou sachês.
Para que eles servem
Combatem as doenças intestinais
A alimentação pobre em fibras e rica em açúcares e gorduras altera as funções intestinais, pois favorece a proliferação excessiva de bactérias nocivas ao organismo e pode desencadear problemas, como a prisão de ventre e outras doenças.
A ingestão de probióticos funciona no combate a essas bactérias ruins, enquanto equilibra a flora e contribui para a boa manutenção do intestino.
Melhoram a imunidade
Os probióticos fortalecem o sistema de defesa do corpo, e o mantém ativo e preparado para reagir a possíveis enfermidades.
Além disso, as células do organismo capazes de detectar o vírus da gripe conseguem viver por mais tempo em ambientes ricos em probióticos. Por isso, esses microrganismos podem reduzir as chances de contrair essa e outras infecções virais.
Diminuem os riscos à saúde intestinal
Ao reduzir a quantidade de bactérias nocivas ao organismo, ocorre também a diminuição de infecções intestinais. Com isso, diminui a incidência de inflamações na região, que ao longo dos anos podem predispor ao surgimento de tumores. Portanto, seguir uma alimentação balanceada e rica em probióticos é uma ótima forma de prevenir o câncer intestinal.
Aumentam a absorção de nutrientes
Com o seu consumo, alguns minerais, as vitaminas do complexo B, o ferro e o cálcio são melhor absorvidos pelo organismo — isso acontece porque os probióticos potencializam esse processo. Outro fator relevante é que esses microrganismos otimizam a capacidade digestiva em relação a algumas substâncias, como é o caso da lactose.
Equilibram a flora vaginal
Além da flora intestinal, os probióticos auxiliam na manutenção da flora vaginal e ajudam a prevenir doenças, como a candidíase.
Milhares de mulheres sofrem com esse problema, pois uma baixa mais acentuada na imunidade pode deixá-las suscetíveis à proliferação dessas bactérias nocivas. A ingestão de probióticos pode equilibrar a flora vaginal e fortalecer a imunidade do corpo.
Tem um horário indicado para tomar?
A melhor hora para consumir os probióticos, é um pouco antes ou logo depois das refeições, em razão da acidez do estômago nessa fase, os alimentos ajudam a mantê-los vivos no meio ácido e a chegarem ativos ao intestino. Para que esses microrganismos possam proporcionar todas essas vantagens, é preciso seguir uma alimentação saudável e adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Agora que você já conhece os benefícios dos probiótico, aproveite para saber um pouco mais sobre a importância dos suplementos alimentares. Boa leitura!
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial
Comments