top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Conheça as principais vitaminas e para que servem?

Atualizado: 28 de nov. de 2023


Deixa a gente adivinhar: você tem uma rotina agitada com trabalho, filhos e casa. Sabe da importância de uma alimentação balanceada, mas tem dificuldades de colocá-la em prática, acertamos?


Então é hora de descobrir quais são as vitaminas que não podem faltar nas suas refeições e qual a melhor maneira de introduzi-las no seu dia a dia. Vamos lá?


Para que servem as vitaminas?

Falando tecnicamente, as vitaminas são um grupo de micronutrientes essenciais para manter um bom funcionamento do organismo. Pequenas doses diárias já são o suficiente para que o nosso sistema imunológico se mantenha forte e o nosso corpo saudável.


Cada uma delas pode ser encontrada em alimentos específicos, por isso é tão importante manter uma alimentação variada e equilibrada.


Tanto o excesso quanto a falta de algumas vitaminas podem ser prejudiciais.

A quantidade necessária varia de uma pessoa para a outra, conforme a idade, o sexo e o estilo de vida. Por exemplo, uma gestante ou uma criança em plena fase de crescimento possuem uma necessidade maior de determinadas vitaminas. Assim como os atletas, que trabalham com o esforço físico.


Cada vitamina possui uma função diferente no corpo e todas elas são vitais para o nosso corpo. Ou seja, elas interagem entre si, se complementam. Por exemplo, com elas conseguimos prevenir diversas doenças, como gripes e resfriados e é delas que depende também a boa formação óssea.


Quais são as vitaminas principais?

Existem diversos tipos de vitaminas e, por isso, elas são classificadas por grupos:

- LIPOSSOLÚVEIS, ou seja, insolúveis em água e solúveis em gordura. Aqui estão as vitaminas A, D e K, que ficam armazenadas no fígado, e a E, que é distribuída para todo o corpo.


- HIDROSSOLÚVEIS, ou então, solúveis em água, elas são facilmente eliminadas pelo organismo . Fazem parte as vitaminas C e do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 12).


Estas permanecem por um curto período no organismo antes de serem excretadas. Devem ser ingeridas diariamente.


Agora que você já sabe quais são as vitaminas e como elas são classificadas, listamos as principais para o bom funcionamento do organismo. Entenda a importância de cada uma e onde elas podem ser encontradas.


Essa vitamina desempenha um papel importantíssimo para a visão, desde a formação até a manutenção ocular, além de prevenir a cegueira noturna e a conjuntivite. Tem papel fundamental para o cabelo e pele, prevenindo lesões e o envelhecimento precoce.


Também aumenta a imunidade, auxilia no crescimento e formação dos ossos. É um poderoso antioxidante, protegendo as células contra radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.


Em qual alimento encontrar: Cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, couve, batata-doce, mamão, laranja, fígado, ovos, leite, atum e queijo.


É fundamental na produção de insulina e na absorção de nutrientes. Também é importante para a regulação do cálcio no sangue e nos ossos, saúde dos dentes, combate à enxaqueca e prevenção de doenças cardíacas. Pode ajudar também as mulheres na redução de alguns sintomas da TPM.


A vitamina D é a única que pode ser produzida pelo corpo, a partir do efeito do sol sobre a pele. Por isso é importante tomar sol diariamente nos horários recomendados (antes das 10h e após às 15h).


Em qual alimento encontrar: Gema de ovo, cogumelos, fígado, leite e derivados, atum, sardinha e salmão.


Ajuda na formação de colágeno, glóbulos vermelhos, dentes e ossos e facilita a absorção de ferro. É aliada no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo infecções.


Seus principais benefícios são:

- Auxilia na regeneração da vitamina E;

- Ajuda na absorção de ferro e cromo;

- Melhora a imunidade e a cicatrização;

- É importante na formação de colágeno;

- Ajuda a prevenir gripes e resfriados;


Em qual alimento onde encontrar: Acerola, laranja, limão, mamão papaia, melão, manga, kiwi, abacaxi, morango, maracujá, brócolis, repolho e espinafre.


É importante para a coagulação do sangue, além de uma boa formação dos ossos. A falta de vitamina K pode favorecer hemorragias internas.


A Vitamina K compreende um grupo de vitaminas que tem como base as substâncias conhecidas como quinonas, necessárias à coagulação normal do sangue.


Em qual alimento onde encontrar: Hortaliças e vegetais de folhas verdes, legumes como couve, brócolis, salsa, tomate, batata, gema de ovo, soja, fígado e leite.



Entre os principais benefícios está a proteção do sistema nervoso e circulatório.

A vitamina B1 também produz energia, melhora a função cerebral, auxilia o funcionamento da musculatura e do coração, previne o envelhecimento, combate a depressão e fadiga.


Em qual alimento onde encontrar: Alface romana, espinafre, berinjela, cogumelos, cereais integrais, feijão, nozes, atum e carnes.


Protege os olhos, prevenindo principalmente a catarata, ajuda na reparação da pele e na produção do hormônio adrenalina. É necessária para a produção de anticorpos e crescimento.


Em qual alimento onde encontrar: Vegetais, legumes, leite, abacate, levedo de cerveja, ovos, carnes e cereais integrais.


Quais são as consequências da falta de vitaminas?

A falta de vitamina A, por exemplo, está relacionada ao surgimento de alergias, manchas e ressecamento da pele, além de deixar os cabelos mais secos, causar coceira nos olhos, tornar os dentes mais frágeis e debilitar o sistema imunológico.


a falta de vitamina D pode causar osteoporose e raquitismo.


Assim como a ingestão de cada vitamina tem um papel fundamental no organismo, a carência de determinados nutrientes pode provocar reações diversas.

Entre os principais sintomas da falta de vitaminas, estão:

  • anemia;

  • acne;

  • cirrose;

  • depressão;

  • diarreia;

  • enxaqueca;

  • estresse;

  • gripes;

  • hipertensão;

  • infertilidade.


Por isso, é de extrema importância fazer consultas periódicas ao médico ou nutricionista e realizar exames para saber exatamente qual vitamina está faltando no seu organismo.


Suplementos vitamínicos funcionam?

Existem duas maneiras de fazer a ingestão adequada de vitaminas: pela ingestão de alimentos naturais ou por meio de suplementos vitamínicos.


Porém, a rotina atribulada, muitas vezes, dificulta uma dieta diversificada de alimentos ricos em vitaminas. Por isso, os suplementos surgem como uma solução prática para repor todas elas.


Mas assim como é importante consumir alimentos orgânicos e saudáveis, é indispensável buscar suplementos vitamínicos de boa qualidade.


A Vitgold é especializada há mais de 25 anos nesse segmento. A empresa conta com uma ampla linha de produtos 100% importados, com um excelente padrão de qualidade.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

165 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page