top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Queda de cabelo: quais são as principais causas e como tratar?


Resumo da Matéria:

  • É mais comum do que se imagina: cerca de 30% das mulheres na faixa dos 50 anos têm algum grau de calvície.

  • Alopecia, carência de nutrientes, ovário policístico, estresse, hipotireoidismo, coronavírus, doenças autoimunes, levam a queda de cabelo.

  • Se o problema for deficiência de nutrientes, uma dieta balanceada e o uso de suplementos alimentares, prescritos por um nutricionista, já são o suficiente.

  • Quadros mais sérios e que envolvem enfermidades, é necessário o diagnóstico profissional e os tratamentos adequados.


Ter os cabelos saudáveis, bonitos e brilhantes é o desejo da maioria das pessoas. Afinal, eles realçam a nossa beleza e revelam a nossa personalidade e estilo. No entanto, a queda de cabelo é uma preocupação constante, e pode ter várias causas.


É normal 100 fios caírem por dia. Quando você percebe que essa quantidade é maior e que os seus cabelos estão cada vez mais finos, ralos e com falhas é hora de procurar um profissional para investigar o que está acontecendo.


Quer saber quais são os motivos que levam à queda de cabelo e como tratá-los?

Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!


Quais são as causas da queda de cabelo?

Essa situação é mais comum do que se imagina: cerca de 30% das mulheres na faixa dos 50 anos têm algum grau de calvície. É preciso ficar atenta aos sinais, já que a queda de cabelo feminina é diferente da masculina. Geralmente, as mulheres não ficam carecas, mas têm um afinamento progressivo a partir dos 30 anos. As causas podem ser:


Alopecia

É a diminuição na quantidade de cabelo por conta da testosterona (hormônio masculino). Quando altas doses dessa substância são convertidas em di-hidrotestosterona, há uma fragilização dos fios. Ela pode ser genética ou por alteração hormonal, como na menopausa.


Anemia

Essa doença faz com que o oxigênio e os nutrientes não cheguem com facilidade ao couro cabeludo. Dessa forma, os cabelos ficam fracos e quebradiços. A anemia pode ser ocasionada pela deficiência de ferro ou de vitamina B12


Carência de nutrientes

O nosso corpo precisa de nutrientes todos os dias, tanto os que fornecem energia quanto as vitaminas e minerais.


Saiba que a falta deles ou uma quantidade insuficiente implica na queda de cabelo por uma questão simples: o organismo dá prioridade para levar esses elementos aos órgãos vitais, deixando os fios para depois.



Ovário Policístico

Uma das características de quem tem ovário policístico é a produção aumentada de testosterona que, por sua vez, favorece a calvície. Assim, as mulheres que apresentam esse problema estão mais expostas à queda de cabelo.



Estresse

Cada vez mais comum por conta da pressão de desempenhar várias tarefas no dia a dia, o estresse também leva os fios a caírem em maior volume. Isso porque essa condição altera alguns hormônios que influenciam no ciclo de vida do cabelo, antecipando a queda.


Outras

A queda de cabelo ainda pode ser ocasionada por efeito colateral de medicamentos ou um sintoma de doenças, como:

  • síndrome metabólica;

  • hipotireoidismo;

  • doença renal crônica;

  • problemas intestinais;

  • sífilis;

  • doenças autoimunes.




Como tratar esse problema?

Em primeiro lugar, é importante consultar um dermatologista para saber quais são as causas da queda de cabelo. Se o problema for deficiência de nutrientes, uma dieta balanceada e o uso de suplementos alimentares, prescritos por um nutricionista, já são o suficiente.


O uso de shampoos e loções também poderão ser indicados em casos específicos. Entretanto, para quadros mais sérios e que envolvem enfermidades, é necessário o diagnóstico profissional e os tratamentos adequados.


A queda de cabelo acentuada pode minar a autoestima das pessoas.

As causas podem ser variadas, desde falta de vitaminas até uma doença mais grave. Por isso, se você perceber que os fios estão caindo muito, acima do normal, procure um especialista!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

112 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page