top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Saiba como tomar colágeno da forma correta

Atualizado: 19 de dez. de 2023


Com o passar dos anos, a pele vai perdendo a firmeza e as marcas de expressão vão surgindo, denunciando a nossa idade. É nessa hora que podemos lançar mão dos benefícios do colágeno para prevenir o envelhecimento precoce e os desgastes das articulações.


O colágeno é uma proteína sintetizada pelo nosso organismo e está presente, principalmente, na pele, nos músculo, nos ossos e nos tendões.

Mas, com o passar do tempo, vamos perdendo essa capacidade de produção. Por conta disso, o seu consumo adequado é essencial para a manutenção desses órgãos.

Suas fontes incluem os alimentos de origem animal, como ovos, carnes e outros, sendo o mocotó — de onde vem a gelatina — o mais conhecido por conter maior quantidade dessa proteína.


Às vezes, garantir a quantidade necessária desse nutriente somente com a alimentação é difícil. Para isso, os suplementos de colágeno são um grande aliado!



Quais os tipos mais encontrados?

O colágeno é matéria-prima de muitos cosméticos, como cremes antirrugas e loções firmadoras da pele, mas é ingerindo que você pode se beneficiar ainda mais dele.


As apresentações do colágeno para consumo interno podem ser em pó, cápsulas e até mesmo balas e bebidas. Agora, vamos falar um pouco sobre os tipos de colágeno.


Nativo

É ele em sua forma bruta, em que não foi reduzido a partículas menores. Os outros tipos são obtidos a partir dele.


Desnaturado

O processo de desnaturação consiste no aquecimento para melhor efetividade dos aminoácidos. Contudo, essa opção não é a mais procurada entre todas.


Hidrolisado

A maior vantagem dessa versão é que, por conta da hidrólise, tem maior absorção pelo organismo, sendo mais eficiente. É a mais recomendada entre elas.


Como tomar colágeno?

A suplementação dele é indicada a partir dos 30 anos, sempre sob prescrição do médico ou nutricionista. A partir dessa idade, há uma queda brusca na produção do colágeno, sendo assim, é importante suplementar.


O modo de usar varia segundo a sua forma e deve ser tomado junto com alguma refeição, em qualquer horário do dia.  


Se em cápsulas, a orientação é de uma a duas por dia, de acordo com a quantidade estipulada. Já quando é em pó, deve ser diluído em água ou suco de fruta.


Para aumentar a síntese e melhor aproveitamento pelo corpo, o colágeno deve ser combinado com vitaminas C, E e A, que são importantes antioxidantes. Para facilitar — na hora de tomar e não esquecer —, procure pelas cápsulas que já dispõem de todos esses nutrientes juntos.


Como vimos, a partir de certa idade, a suplementação de colágeno é importante para o bom funcionamento do nosso corpo, evitando desgastes e melhorando nossa aparência. Por isso, procure um médico ou nutricionista para orientar qual o mais adequado para você.


Tirou suas dúvidas de como tomar colágeno? Então compartilha com os amigos e guarda pra você consultar. Colágeno, sua saúde da cabeça aos pés!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page