top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Saúde no outono: temperatura x imunidade

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Resumo da Matéria:

  • As mudanças entre as estações e as alterações bruscas de temperatura ao longo do dia têm efeito sobre nossa saúde,.

  • O chamado transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que geralmente se manifesta nas estações mais frias, os níveis de melatonina e serotonina – que regulam o humor e o sono – podem ser afetados.

  • Suplementos que podem ajudar: Alho, Vitamina C, Vitamina D, Coenzima Q10, Selênio e Zinco ótimos aliados para esta época do ano, melhorando a imunidade, auxiliando às vias respiratórias e, consequentemente, fortalecendo sua saúde.

Outono anuncia o fim do verão, as mudanças entre as estações e as alterações bruscas de temperatura ao longo do dia têm efeito sobre nossa saúde, que vão desde a queda na imunidade à problemas cardíacos e alterações no humor.


Com a chegada do outono muitas pessoas começam a apresentar gripes, resfriados, rinite, bronquite e até mesmo pneumonia, são alguns dos problemas mais comuns nessa época do ano, quando a defesa do organismo fica enfraquecida, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.


Do frio para o quente

Em períodos marcados por mudanças de temperatura e dias secos de inverno, é essencial beber bastante água para ajudar a manter úmido o muco que protege as vias respiratórias.


Mudanças bruscas de temperatura também podem provocar problemas cardíacos.

Quando a oscilação de temperatura é do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, as artérias contraídas e a pressão tende a cair, aponta Max Grinberg, professor do Hospital das Clínicas da USP.


Assim, é necessário mais esforço para bombear o sangue pelo corpo.


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que:


As altas temperaturas aumentam em até 30% o risco de doenças vasculares, ou venosas, nos membros inferiores.


Do quente para o frio

De acordo com os números, normalmente elas são associadas a varizes.


“O motivo de as altas temperaturas piorarem as doenças venosas é porque o calor provoca vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos, com uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Por isso, pessoas com doença vascular prévia tendem a piorar com o aumento da temperatura.”


Já quando a alteração repentina é do quente para o frio, a pressão aumenta, e pode ocorrer uma crise hipertensiva.


Mudanças de temperatura alteram o humor

Também há indícios científicos de que o clima pode afetar o humor. O chamado transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que geralmente se manifesta no outono e no inverno.


O transtorno pode ser causado por alterações no relógio biológico e no equilíbrio químico do corpo.


Nas estações mais frias, os níveis de melatonina e serotonina – que regulam o humor e o sono – podem ser afetados, levando à depressão.


Pesquisas confirmam

Um estudo recente também sugere que temperaturas mais altas ou mais baixas podem afetar nossa capacidade de tomar decisões complexas. E neste quesito, o clima frio parece ser mais vantajoso. Segundo reportagem da revista Scientific American, é mais fácil tomar uma decisão no Alasca do que na Flórida.

Assim, no calor sobra menos energia, em forma de glicose, para o cérebro, afetando os processos mentais.

Devemos tomar alguns cuidados com a nossa imunidade, então: - procure beber mais líquidos, - consumir alimentos que estimulem o metabolismo com baixos teores de gorduras e sódio, - evitar ambientes com muitas pessoas, - e choque de temperaturas.


Suplementação pode ajudar

Suplementos como Alho, Vitamina C, Vitamina D, Coenzima Q10, Selênio e Zinco são alguns dos aliados para esta época do ano, melhorando a imunidade, auxiliando às vias respiratórias e, consequentemente, fortalecendo sua saúde.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page