top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Verão. Comece desinchando o corpo!


Resumo da Matéria:

  • A prática de atividades físicas aumenta a mobilidade, estimulam a sudorese e consequentemente melhoram a qualidade de vida.

  • Existem vários motivos para que o inchaço ocorra, entre eles, a constipação ou intestino preguiçoso, a falta de exercícios físicos – sedentarismo, o sobrepeso ou obesidade, o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e o excesso de sal nas refeições.

  • Um sono tranquilo também ajuda na manutenção do funcionamento normal do organismo e consequentemente na redução da retenção de líquidos.  

Você já sentiu aquela sensação de inchaço no corpo? É bem desconfortável e comum de acontecer, isso se chama retenção de líquidos, que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo.


Aprenda como começar o Verão desinchando.


Existem vários motivos para que o inchaço ocorra, entre eles, a constipação ou intestino preguiçoso, a falta de exercícios físicos – sedentarismo, o sobrepeso ou obesidade, o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e o excesso de sal nas refeições.

Alterações hormonais, na tensão pré-menstrual e em mulheres grávidas, também podem causar o acúmulo de água ou edema. 


A prática de atividades físicas aumenta a mobilidade, estimulam a sudorese e consequentemente melhoram a qualidade de vida.


Mudanças de hábitos e uma alimentação saudável ajudam a eliminar esse excesso de líquido do nosso corpo.

ÁGUA:

Manter-se bem hidratado é essencial. Ao contrário do que se pensa, quando o corpo está inchado, é importante hidratá-lo para estimular a ação diurética.


CHÁ VERDE:

A bebida é rica em cafeína e catequinas, substâncias que supostamente aumentam o gasto energético, entretanto, é necessário ter cautela.


CHÁS EM GERAL:

As ervas facilitam a digestão e podem desinchar por terem efeito diurético. Assim como o chá verde, a dica é consumir os naturais, para aumentar a chance dos efeitos benéficos.


ÁGUA DE COCO:

Isotônica e diurética natural, além de baixo valor calórico.


MELANCIA E MELÃO:

Além das fibras, estão entre as frutas com maior teor de água, por isso conhecidas por suas propriedades diuréticas. Limão, morango, laranja e tangerina são outras opções de frutas com boa quantidade de água em sua composição.


FARELO DE AVEIA:

Esse alimento contém betaglucana, uma fibra solúvel que contribui para o controle de taxas de colesterol e açúcar no sangue.

As fibras também ajudam com o aumento da saciedade e devem ser associadas a uma ingestão de líquidos, auxiliando no funcionamento intestinal e consequentemente evitando a barriga inchada e dilatada.


AMEIXA:

É uma fruta considerada laxativa, pois estimula o funcionamento intestinal.


MAGNÉSIO:

Um mineral que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas e mantém nosso corpo funcionando.


Aumentar sua ingestão pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e minimizar os sintomas pré-menstruais -TPM.


Boas fontes de magnésio incluem nozes, chocolate amargo, quinoa, acelga e vegetais verdes, além de suplementos alimentares.


AÇÚCAR E SAL:

Evite refrigerantes, produtos enlatados e industrializados.


Um sono tranquilo também ajuda na manutenção do funcionamento normal do organismo e consequentemente na redução da retenção de líquidos.

Atividades físicas todos os dias, uma rotina de caminhada, assim como subir escadas, jogar bola, dançar, passear e outras atividades são essenciais. 

Essas mudanças irão ajudar a controlar não só o acúmulo de líquidos, mas melhorar a sua qualidade de vida.


Prepare-se para o Verão. Ainda dá tempo!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page