top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Vitamina D: seu corpo precisa dela!

Atualizado: 2 de jan.


A vitamina D, ou colecalciferol, é um hormônio esteróide, classicamente conhecido pelo seu importante papel na regulação dos níveis corporais de cálcio e fósforo, na mineralização óssea e no fortalecimento da imunidade.


A principal fonte da vitamina D é através dos raios solares, onde ocorre uma formação endógena nos nossos tecidos após a exposição e outra fonte é através da alimentação, responsável por apenas 20% das necessidades corporais.


Deficiência em vitamina D

Estima-se que um bilhão de pessoas no mundo possuam deficiência de vitamina D devido a vários fatores:

- A exposição solar insuficiente; - O uso prolongado de roupas que cobrem totalmente o corpo; - O uso de protetor solar; - A idade e pelo baixo consumo de alimentos com vitamina D;


Sua deficiência prolongada pode provocar raquitismo e osteomalácia, além de um risco aumentado de fraturas quando associado a osteoporose.


Entretanto, a vitamina D vai além do metabolismo ósseo, ela também é fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, pois atua na regulação de processos fisiológicos no nosso corpo, através de inúmeras propriedades imunorreguladoras.


Algumas fontes alimentares que lhe ajudam na reposição da vitamina D são: bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha, salmão, queijos fortificados e cogumelos.



Melhorando a imunidade


Elas ajudam no equilíbrio e/ou regulação do sistema imune, que por sua vez, se estiver debilitado, pode estar relacionado ao surgimento de várias doenças.


Desta forma, alguns estudos epidemiológicos mostram que a deficiência de vitamina D poderia estar associada a risco aumentado de doenças crônicas como neoplasias, doença cardiovascular, diabetes, obesidade e infecções virais.


Vitamina D e a obesidade

Diversos fatores estão sendo investigados por estarem relacionados com a sua deficiência em pessoas obesas.


Um destes fatores é pelo fato da vitamina D ser lipossolúvel, o que faz com que ocorra uma maior captação dela pelo tecido adiposo, ocorrendo o seu déficit.


Além disso, outro fator que pode estar envolvido na obesidade, é a menor conversão da vitamina em sua forma ativa no fígado, devido a presença de esteatose hepática (gordura no fígado), muito comum em pessoas obesas.


A relação da vitamina D com algumas neoplasias baseia-se no fato de que ela exerce papel regulatório sobre os genes que estão envolvidos na transformação de células normais em cancerígenas e no ciclo celular, reduzindo a sobrevivência dessas células.


Sugestões para tomar junto

Vitamina D + Cálcio: a Vitamina D ajuda a aumentar a absorção do cálcio pelo organismo.

Vitamina D + Ômega 3: Auxiliam na melhora do humor, importante para a memória e manutenção da saúde cerebral. O ômega, é benéfico para reduzir processos inflamatórios, auxilia na redução de triglicerídeos e também melhora o sistema imunológico.

Vitamina D + Vitamina K2: A vitamina D aumenta a absorção do cálcio pelo sangue e a vitamina K garante que o cálcio seja depositado e removido para as áreas apropriadas.



E o diabetes?


Outras pesquisas também confirmam a importância da vitamina D no diabetes, devido a secreção da insulina ser um processo mediado pelo cálcio. E alterações nesse fluxo prejudicariam a secreção da insulina.


É importante saber que a deficiência de outros nutrientes também pode levar ao desequilíbrio do organismo acentuando ou ocasionando diversos distúrbios, sendo de extrema importância uma avaliação individual do estado nutricional.

Assim, é necessário se ter bons hábitos alimentares e garantir uma exposição diária ao sol.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
213 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page