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Você não precisa esperar o fim de semana pra relaxar.

Atualizado: 9 de jun.

Resumo da Matéria:

  • Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como triptofano e vitaminas do Complexo B favorecem o equilíbrio fisiológico e bioquímico do organismo e vão te ajudar no equilíbrio emocional.

  • O triptofano tem efeito em várias funções do Sistema Nervoso Central e em vários processos no organismo, nomeadamente na regulação do humor, do stress e da agressividade.

  • A vitamina B6 é necessária para a síntese de alguns neurotransmissores como a serotonina, dopamina e GABA, que pode influenciar nos sinais e sintomas do estresse.

  • O triptofano depende da vitamina B6 para a produção de serotonina e consequentemente traz um relaxamento muscular, uma sensação de bem-estar e uma melhora no humor.

A maioria das pessoas vivem com algum tipo de estresse associado ao cotidiano, devido a altas demandas no trabalho, em casa, responsabilidades familiares, situações da vida, correrias, excesso de notícias, mudanças na rotina, problemas financeiros, emoções negativas como medo, raiva, ansiedade... e para por aí né?


Qualquer um de nós pode passar por um esgotamento mental e é difícil dizer para alguém ficar calmo e relaxado em suas vidas agitadas. Porém, é indispensável encontrar formas de se manter mais calmo e relaxado, pois a saúde física e mental depende disso.


Dar conta de tantos desafios pode não ser uma tarefa fácil para todos, mas tem alguns comportamentos e hábitos que podemos mudar para termos uma rotina mais leve. Sabe qual é o segredo?


Desacelerar e cuidar um pouco de si mesmo! E uma forma disso acontecer é mudando seu estilo de vida!

Entenda o impacto que situações crônicas de estresse causam.

Há o aumento ou desequilíbrio de um hormônio chamado cortisol, hormônio associado ao estresse crônico. Isso pode gerar tensão, exaustão, insônia, dificuldade de concentração e ainda causar aumento de massa gorda, principalmente a visceral, aquela mais localizada em um órgão ou região do corpo. Portanto é fundamental que o cortisol se mantenha equilibrado, exercendo suas funções normais em nosso corpo, uma vez que ele mantém o bom funcionamento do organismo.


Deu pra entender que o problema é quando o cortisol se encontra elevado ?

Então o que podemos fazer para reverter isso? Vamos voltar ao fato de que simples mudanças em sua rotina, podem melhorar sua saúde e te manter mais relaxado.


Um corpo bem nutrido ajuda você a relaxar.

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como Triptofano e Vitaminas do Complexo B favorecem o equilíbrio fisiológico e bioquímico do organismo e vão te ajudar no equilíbrio emocional.


Além disso praticar atividade física pelo menos três vezes na semana faz com que seu corpo libere hormônios como dopamina que também trazem uma sensação de relaxamento e bem estar.


O Triptofano é um aminoácido essencial encontrado em alimentos como: arroz integral, flocos de milho, banana, feijão, ovos, lentilha, nozes, abacate, leite, chocolate amargo, sementes, grãos, etc e claro em Suplementos Alimentares.

Ele é importante ainda para o equilíbrio do sono, do apetite e das funções gastrintestinais. Nosso corpo não o produz e deve ser obtido de fontes dietéticas, por isso é chamado essencial. Somente através do meio externo, ou seja, da alimentação/suplementação, que os níveis adequados de triptofano podem ser alcançados.


O triptofano tem efeito em várias funções do Sistema Nervoso Central e em vários processos no organismo, nomeadamente na regulação do humor, do stress e da agressividade.


Parte dessas ações se deve ao fato de que o Triptofano origina a serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar e relaxamento.

Ou seja, a síntese de serotonina depende da disponibilidade do precursor triptofano.

Pessoas com níveis elevados de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) possuem baixos níveis de triptofano e baixos níveis de triptofano pode intensificar sintomas como o da ansiedade. Ele de fato é essencial!


Como a Vitamina B6 influencia no bem-estar ?

Elas são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e para formação dos componentes dos neurônios, melhorando o seu funcionamento. Além disso funcionam como cofatores das principais enzimas responsáveis pela produção de neurotransmissores.


De acordo com esses mecanismos biológicos, vários estudos observacionais e clínicos relataram que a baixa ingestão de vitaminas do complexo B estão associadas com o risco de desenvolvimento da depressão (POUDEL-TANDUKAR et al., 2016).


Mas, especificamente a vitamina B6 é importante, pois é necessária para a síntese de alguns neurotransmissores como a serotonina, dopamina e GABA, que pode influenciar nos sinais e sintomas do estresse.


Qual a relação da Vitamina B6 e o Triptofano?

A falta de vitamina B6 impede a utilização pelo organismo do triptofano, para a síntese de serotonina (Ferraz, 2021; da Fonseca Freitas, et al, 2021; Kennedy, 2016).

Em outras palavras, o Triptofano depende da vitamina B6 para a produção de serotonina e consequentemente traz um relaxamento muscular, uma sensação de bem-estar e melhora no humor.

As principais fontes alimentares de vitamina B6 são: alho fresco, semente de girassol, avelã, atum, banana, farelo de arroz, germe de trigo, fígado de boi.

Escute o seu corpo e perceba quando algo ou alguma situação específica estiver afetando sua saúde emocional.


Aos poucos insira uma mudança na rotina e aposte em nutrientes que irão te fazer relaxar e encarar de forma mais positiva a vida.

Se alimente melhor, reserve um tempo para si e pratique atividade física! E não esqueça, procure um profissional quando necessário. Sua saúde é importante.


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Referências:

https://institutoanapaulapujol.com.br/lands/alimentos-que-melhoram-o-humor/#:~:text=Triptofano%3A,gastrintestinais%20e%20das%20fun%C3%A7%C3%B5es%20hemodin%C3%A2micas.

https://institutoanapaulapujol.com.br/lands/aprenda-a-modular-o-cortisol-via-alimentacao/

file:///C:/Users/DLW/Downloads/22190-Article-268621-1-10-20211110.pdf



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