top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Chocolate fitness: saiba escolher e fazer chocolates saudáveis


O chocolate, iguaria querida por muitos, pode ser apreciado tanto puro quanto na preparação de diversas receitas. Dependendo da sua composição, e se consumido de maneira moderada, esse alimento pode trazer grandes benefícios para a sua saúde e bem-estar, principalmente se este for um chocolate fitness.


Derivado do cacau, o chocolate possui inúmeras propriedades: ele é rico em flavonóides (substâncias com ações anti-inflamatória e antioxidante), além de ser termogênico e liberar substâncias associadas ao prazer quando ingerido.

Se você é apaixonado por esse alimento, mas se preocupa com as consequências do consumo de altas concentrações de açúcar, acompanhe, a seguir, algumas opções de chocolates fit — muito mais saudáveis e saborosos!


Barras de chocolate com maior teor de cacau

Atualmente, observamos no mercado diversos tipos de chocolates nas prateleiras dos estabelecimentos.


Com opções repletas de acompanhamentos e inúmeros atrativos para o paladar, na maioria das vezes, esses apresentam teores de açúcar muito elevados, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como a obesidade e diabetes.


Para evitar esses problemas, aposte em alternativas com maior teor de cacau. O chocolate amargo e meio amargo apresentam, em média, de 30 a 75% de cacau em sua composição, e são produzidos a partir dos grãos do cacau torrados, sem o acréscimo de leite e com baixa quantidade de gordura. Também é possível encontrar opções de chocolates extra amargos, com 75 a 85% de teor de cacau.

Mas, apesar de ser mais saudável, o chocolate amargo, como o próprio nome já diz, possui um gosto característico, bem forte e que pode não agradar a todos.


Por esse motivo, produzir o seu próprio chocolate fitness pode ser uma boa opção, já pensou nisso? Para melhorar o sabor, você poderá utilizar adoçantes naturais na composição da sua barra, como a stevia.


Além disso, você ainda pode adicionar outros ingredientes, como a linhaça e castanhas, que são ricas em fibras e fundamentais para o bom funcionamento do intestino.


Cookies com cacau em pó

Variar o cardápio é sempre uma boa forma de poder experimentar os sabores que gostamos, além de evitar o excesso de substâncias prejudiciais à saúde. Assim como as barras, você pode optar por produzir outros alimentos com chocolate, que terão menos conservantes e outras substâncias industrializadas que podem ser nocivas à saúde.


Você pode preparar receitas de cookies de chocolate utilizando o cacau em pó, por exemplo, que contém menos calorias e gorduras do que o chocolate. Outra ideia é substituir o açúcar refinado por mel e acrescentar ingredientes saudáveis como a chia, aveia ou farinha de arroz.


Mousse de chocolate fitness

Essa é mais uma opção que você pode preparar utilizando ingredientes considerados fitness. Entre eles, gelatina sem açúcar e leite de amêndoas. Essa é uma alternativa muito saudável para comer como sobremesa sem prejudicar a sua dieta.


A seguir, confira uma receita prática e super saudável de mousse de chocolate.


Ingredientes

40 g de chocolate meio amargo;1 colher de chá de gelatina em pó incolor;6 colheres de sopa de leite de amêndoas;2 colheres de chá de adoçante;2 claras.


Modo de preparo

Adicione o chocolate e metade do leite em uma vasilha, aquecendo em banho maria até derreter. Dissolva a gelatina na outra metade do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa até obter uma massa homogênea. Retire do fogo e coloque o adoçante. Bata as claras até o ponto de neve e, depois, acrescente com movimentos suaves ao chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira.


Ao optar por fazer o seu próprio alimento, não tenha dúvidas de que ele será muito mais saudável que o industrializado. Portanto, nunca deixe de optar pelo chocolate fitness e natural, pois assim você saciará a sua vontade de comer doce, o que é indispensável para o bem-estar durante o dia a dia, além de manter uma alimentação adequada.


Gostou do nosso artigo? Agora, o que acha de conhecer cinco dicas de como ganhar peso de forma saudável?


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page