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Quer ter mais concentração e melhorar a memória?

Atualizado: 21 de mar.

Resumo da Matéria:

  • A cognição poder ser afetada por uma dieta fraca de nutrientes, entende-se por cognição tudo que diz respeito a memória, atenção, raciocínio, concentração, pensamento e capacidade de aprendizado.

  • Alimentos que ajudam: gengibre, limão, cenoura, castanha do Pará, ovos, couve, espinafre, frutas vermelhas, abacate, uva, tomate, chá verde, cúrcuma e outras especiarias.

  • Alguns nutrientes essenciais para a saúde do cérebro são as vitaminas A, C, D, E, B1, B3, B6, B8 (a Colina) e B12, os minerais Zinco, Selênio e Magnésio, além do ácido graxo Ômega 3 e dos nutrientes Fosfatidilserina e Tirosina.


O cérebro precisa constantemente de nutrientes para manter sua funcionalidade em seu potencial máximo. Todos os nutrientes são importantes e necessários, mas existem alguns alimentos específicos que vão contribuir para a capacidade cognitiva de um indivíduo.


Alguns estudos mostram que a cognição poder ser afetada por uma dieta inadequada, e entende-se por cognição tudo que diz respeito a memória, atenção, raciocínio, concentração, pensamento e capacidade de aprendizado.

O comprometimento cognitivo tem sido associado ao estresse oxidativo.


Nesse contexto entra o consumo de antioxidantes, como Vitamina C, Beta Caroteno (vitamina A), Zinco, Selênio, Vitamina E, Luteína e xavantina. 


Eles desempenham um papel importante nas atividades cerebrais, pois estão envolvidos na síntese de neurotransmissores como a serotonina, na síntese de novos neurônios e na proteção do tecido nervoso contra o estresse oxidativo.  


Os nutrientes citados podem ser encontrados em alguns alimentos, como: gengibre, limão, cenoura, castanha do Pará, ovos, couve, espinafre, frutas vermelhas, abacate, uva, tomate, chá verde, cúrcuma e outras especiarias.


As vitaminas do Complexo B, como B1, B6, B12 e ácido fólico, são essenciais para o correto funcionamento cerebral e são encontradas principalmente em carnes, leite, ovos, brócolis, couve folha, espinafre, ervilhas, feijões, entre outras.


Em diversos estudos, tanto em crianças como em adultos em países desenvolvidos e em desenvolvimento, observou-se que as deficiências em folato, vitamina B12 ou vitamina B6 estavam associadas a um menor desempenho cognitivo.

E ainda as gorduras mono e poli-insaturadas, presentes de forma abundante no azeite de oliva extra virgem, nas castanhas, abacate, peixes, semente de linhaça etc.; compõe a bainha de mielina dos neurônios, e o consumo desse tipo de gordura é capaz de contribuir, para a integridade da membrana da célula e transmissão de impulsos nervosos.


O ácido docosahexaenóico DHA, da série Ômega 3 é o principal componente dos fosfolipídios da membrana, especialmente o córtex cerebral, intervindo na síntese de neurotransmissores, trazendo benefícios para memória e concentração.


De forma contrária, os ácidos graxos saturados elevados, ou seja, uma alimentação rica em gordura saturada, presente em alimentos industrializados e frituras estão associados à deterioração cognitiva e a processos neuro-inflamatórios, o que prejudica a memória e concentração e pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas.


O declínio da função cognitiva é responsável por algumas incapacidades que prejudicam a qualidade de vida da população. 

A Vitgold tem um produto que foi desenvolvido nos EUA para turbinar a memória e a concentração.

O Memory Power Formula possui uma combinação exclusiva e concentrada com 11 nutrientes indicados para fortalecer a saúde cerebral.


São as vitaminas D, E, B1, B3, B6, B8 (a Colina) e B12, também com os minerais Zinco e Magnésio, além do reforço especial dos nutrientes Fosfatidilserina e Tirosina.


ZINCO e MAGNÉSIO estão envolvidos na melhora da capacidade cognitiva, a concentração e aprendizado. A TIROSINA é um precursor de neurotransmissores essenciais como a dopamina, epinefrina e norepinefrina. A FOSFATIDILSERINA é essencial ao cérebro, ela aumenta a comunicação entre neurônios, além de prevenir deterioração das células nervosas.


A concentração de VITAMINA D em indivíduos com Alzheimer é baixa, situação que pode ocorrer devido à baixa ingestão desta vitamina ou baixa exposição ao sol antes do aparecimento da DA (CORREIA, 2015).

A união desses nutrientes é essencial para fortalecer sua mente, sendo relacionada a um bom funcionamento do sistema nervoso central, contribuindo para o bem-estar, humor e motivação. Turbinando a memória, o foco, a concentração e o aprendizado.



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