top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Menstruação irregular: conheça as causas e saiba como resolver!

Atualizado: 13 de jul. de 2021


A menstruação irregular pode ser considerada uma temática imprecisa, pois existem vários motivos para que ela não ocorra nos períodos regulares. Mas, justamente para esclarecer esse assunto, é preciso saber quando o ciclo é considerado anormal, quais as causas e, principalmente, como evitar.


Nesse sentido, fizemos este post para você entender tudo sobre a menstruação irregular e ainda receber dicas para diminuir as chances de ter esse distúrbio.

Confira!


O que é menstruação irregular?

A menstruação é caracterizada por marcar o início da fase adulta da mulher e ocorre entre 24 e 35 dias, tendo cada ciclo a duração de 3 a 5 dias com variações.

A descamação do endométrio — camada de células do interior do útero — acontece quando não ocorre a fecundação. Por isso ocorrem as cólicas e os sangramentos, que são em média de 80 ml por ciclo. Vale lembrar que é comum ocorrerem algumas falhas, consideradas normais mesmo sem a fecundação, de até 90 dias sem menstruar.


A menstruação irregular é a alteração desse ciclo normal. Nesses casos, é possível ocorrer períodos com vários sangramentos, com risco de desenvolver anemias, ou também ciclos sem nenhum fluxo, aumentando os níveis de ansiedade.


Quais são as causas?

A menstruação pode se tornar irregular por diversos motivos desde os distúrbios hormonais até outros problemas de saúde. O mais importante é identificar e tomar as medidas necessárias o quanto antes. Veja a seguir algumas das principais causas:


Anticoncepcional

Os anticoncepcionais são usados frequentemente para impedir a ovulação e regular os ciclos menstruais. Porém, se houver erros na sua indicação e administração, o contraceptivo pode interferir diretamente no ciclo menstrual.

Além disso, errar os dias com frequência pode mudar toda sua rotina hormonal.


Alterações hormonais

Os hormônios tireoidianos T3 e T4 são responsáveis por manter o metabolismo e o bom desempenho de todos os órgãos. Eles também podem influenciar no funcionamento dos ovários e, em caso de alterações, como hipertireoidismo e hipotireoidismo, causam uma grande interferência nos fluxos sanguíneos.


Se identificado hipertireoidismo, você pode ter uma redução considerável do sangramento. Já no hipotireoidismo o fluxo pode aumentar. Além disso, outras doenças podem provocar alterações nos hormônios, como a síndrome dos ovários policísticos e hiperprolactinemia.


Com ajuda de um ginecologista, você pode identificar precocemente essas alterações por meio de exames de sangue e evitar desequilíbrios nos ciclos menstruais.


Maus hábitos

Alguns hábitos de vida podem prejudicar os ciclos menstruais.  Vejamos alguns exemplos:

- Alimentação desequilibrada: interfere na produção de hormônios ovarianos; - Atividade física intensa: estimula a produção de endorfina, que interfere no ritmo da menstruação; - Estresse emocional: gera a produção de adrenalina e cortisol, que também modificam o ciclo menstrual; - Consumo exagerado de bebidas alcoólicas, cigarro ou drogas: afeta o metabolismo hormonal e, consequentemente, o período menstrual.


Como evitar?

A principal medida para diminuir os riscos de irregularidades na menstruação é adotar um estilo de vida voltado para o seu bem-estar. Isso é possível por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e afastamento do consumo de álcool e outras drogas. Além disso, é importante seguir corretamente os dias e horários em caso de uso de anticoncepcionais.


Dessa forma, percebemos que a menstruação irregular se caracteriza por ciclos desiguais que geram dificuldades para identificação de períodos férteis e possíveis distúrbios hormonais. Portanto, se perceber algum sinal de alteração, procure um ginecologista e explique a situação.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page