top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitGold

Conheça as vitaminas do Complexo B e suas funções.

As vitaminas são compostos encontrados na natureza de composição variada, que mesmo necessários em pequenas quantidades, desempenham uma variedade de funções no organismo.


A maioria das vitaminas do complexo B atua como coenzimas (aceleradores) de reações de catabolismo dos macronutrientes obtidos da alimentação, que são os carboidratos, lipídeos e proteínas resultados do processo digestivo. A partir daí é produzida energia para o organismo.


Este grupo de vitaminas é essencial em pequenas quantidades para o organismo e devem ser obtidas a partir da alimentação em proteínas animais, laticínios, vegetais de folhas verdes e no feijão, pois não são sintetizadas pelo organismo. 


Vamos conhecer alguns pontos importantes sobre algumas essas importantes vitaminas para o funcionamento do nosso corpo.



B1 (Tiamina)

É essencial para ajudar as células a transformarem o carboidrato ingerido na alimentação em energia sendo necessária para o bom funcionamento das células nervosas e do cérebro. A vitamina B1 tem influência no apetite e atua no controle do gasto energético das células, a partir da organização do uso de carboidratos pelo organismo.


B2 (Riboflavina)

A vitamina B2 ajuda as células a converterem carboidrato em energia sendo essencial para o crescimento de células, produção de células vermelhas e para a saúde dos olhos e da pele. Em relação às demais vitaminas a riboflavina é mais estável no calor, mas há perdas significativas quando está exposta a luz.


B3 (Niacina)

A vitamina B3 tem ação voltada para o sistema nervoso, influenciando no estado de atenção, podendo deixar o cérebro mais alerta e focado. Também tem importante participação na circulação sanguínea e em vários outros aspectos do organismo.


B5 (Ácido pantotênico)

A vitamina B5 está relacionada com a saúde óssea, uma vez que participa da produção de vitamina D), também está associada a saúde do coração, aos bons níveis de colesterol no sangue e com a produção de energia para o corpo.


B6 (Piridoxina)

É uma vitamina que atua principalmente no sistema nervoso, participando diretamente na produção de neurotransmissores (substâncias que enviam mensagens para os neurônios) e proteção dessas células cerebrais.


B12 (cobalamina)

Por fim, existe a vitamina B12 também conhecida como cianocobalamina ou metilcobalamina, é uma das vitaminas mais importantes para o funcionamento do organismo. Ela está relacionada com a produção (síntese) de neurônios (células do cérebro). A vitamina B12 também é essencial para formar as células sanguíneas sendo importante para o não surgimento de anemias e está muito ligada a produção de energia para o corpo.


Quais os possíveis sinais de carência de vitaminas B?


  • Fadiga e falta de energia: Baixos níveis de vitaminas B1, B2 e B3 podem levar à sentir fadiga frequente, fraqueza muscular e falta de energia. 

  • Irritabilidade e humor instável: As vitaminas B6 e B12 estão intimamente ligadas à regulação do humor e a deficiência delas pode levar o indivíduo a se sentir mais irritado ou cabisbaixo. 

  • Problemas de concentração e memória: A depleção de vitaminas B1, B6 e B12 pode afetar a função cognitiva, resultando em dificuldades de concentração, memória fraca e confusão mental. Esses sintomas podem prejudicar o desempenho no trabalho ou nos estudos.

  • Distúrbios do sono: Níveis inadequados de ácido fólico (vitamina B9) podem afetar o sono, levando à insônia e dificuldades em manter um padrão regular de sono. Um sono inadequado pode ter um impacto negativo na saúde mental, agravando sintomas de ansiedade e depressão.

  • Formigamento e dormência: A deficiência de vitamina B12 pode causar formigamento nas mãos e pés, bem como dormência. Isso ocorre devido à deterioração dos nervos periféricos, o que pode ter implicações na função cognitiva e no equilíbrio emocional.


Onde encontrar essas vitaminas?


As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alimentos de origem animal como peixes, leite, ovos, carne bovina e suína, mas também em cereais integrais, aveia feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.


Atualmente já se sabe que as leguminosas do tipo favas, ervilhas, grão-de-bico e feijão, podem ser consideradas uma boa fonte de tiamina(B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e piridoxina (B6), com especial relevância para a tiamina, sendo assim uma alternativa para pessoas adeptas ao vegetarianismo e suas vertentes. 


Contudo, devemos atentar para a forma de preparo dos alimentos, pois por serem solúveis em água as vitaminas B são muito sensíveis ao cozimento, e se perdem facilmente na água. Por isso, legumes e verduras devem ser cozidos no banho-maria e por pouco tempo.

Excesso de bebida alcoólica e remédio à base de corticoide também podem atrapalhar a absorção de algumas vitaminas.


Mais saúde e disposição


Nossa alimentação, energia e disposição estão intimamente interligadas, por isso, uma dieta equilibrada e rica em alimentos que são fontes de vitaminas do complexo B será benéfica para a sua saúde em vários aspectos, além dos que já foram citados incluindo o aumento da qualidade de vida.


Gostou de saber mais sobre as vitaminas do complexo B? Agora, é hora de prestar atenção para incluir alimentos ricos nesses compostos em sua alimentação no cotidiano. 


Fique de olho nos seus cuidados diários escolhendo também uma boa alimentação para não perder o melhor da vida. Pense nisso!




Rerferência Bibliográfica:

HANNA M. et al.  B Vitamins: Functions and Uses in Medicine. Perm J. 2022 Jun 29;26(2):89-97. doi: 10.7812/TPP/21.204. Epub 2022, Jun 2017. 

RUBERT, Aline, et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v.7, n. 1, p. 30-45, jan./jun. 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228508153.pdf 

ANDRADE, E. et al. L-Triptofano, ômega 3, magnésio e vitaminas do complexo B na diminuição dos sintomas de ansiedade. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.12, N. 40. 2018-ISSN 1981-1179. Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id


32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page