top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Hipertensão: não deixe que a pressão arterial atrapalhe seus planos.

Atualizado: 12 de jul. de 2021


A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.


O que dizem os estudos?

Segundo estudos epidemiológicos, a hipertensão arterial na origem das doenças cardiovasculares é caracterizada como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos. Segundo o Ministério da Saúde é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.


A genética influencia?

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.


Dentre os fatores desencadeantes, o aporte inadequado de nutrientes tem sido responsável pela evolução de diversas doenças crônico degenerativas.


Quais os sintomas?

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão atinge um nível mais elevado onde podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.


Pessoas acima de 20 anos devem fazer a verificação pelo menos anualmente e aquelas com casos na família deve medir a pressão no mínimo duas vezes por ano.


Que caminho seguir para prevenir?

Estudos mostram que as mudanças de vida que devem ser feitas pelo indivíduo hipertenso dizem que uma redução na ingestão de sal pela população mundial resultaria em uma grande melhora na saúde pública.


As intervenções indicadas para pacientes obesos, que incluem uma dieta rica em frutas, hortaliças e alimentos frescos, com alto teor de potássio e fito químicos, podem ser também eficazes na redução da pressão arterial.


A suplementação de cálcio reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos e a ingestão do magnésio, também é importante para qualquer pessoa que procure prevenir ou tratar a pressão arterial elevada.


Confira algumas dicas dos dez passos para uma alimentação saudável na hipertensão:

  1. Procure usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos. Recomenda-se para indivíduos hipertensos 4 g de sal por dia (uma colher de chá), considerando todas as refeições.

  2. Para não exagerar no consumo de sal, evite deixar o saleiro na mesa.

  3. Leia sempre o rótulo dos alimentos verificando a quantidade de sódio presente (limite diário: 2.000 mg de sódio).

  4. Prefira temperos naturais como alho, cebola, limão, cebolinha, salsinha, açafrão, orégano, manjericão, coentro, cominho, páprica, sálvia, entre outros. Evite o uso de temperos prontos, como caldos de carnes e de legumes, e sopas industrializadas.

  5. Alimentos industrializados como embutidos (salsicha, salame, presunto, linguiça e bife de hambúrguer), enlatados (milho, palmito, ervilha etc.), molhos (ketchup, mostarda, maionese etc.) e carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados) devem ser evitados, porque são ricos em gordura e sal.

  6. Diminua o consumo de gordura. Use óleo vegetal com moderação e dê preferência aos alimentos cozidos, assados e/ou grelhados.

  7. Procure evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, pois eles contribuem para a elevação da pressão arterial.

  8. Consuma diariamente pelo menos três porções de frutas e hortaliças (uma porção = 1 laranja média, 1 maçã média ou 1 fatia média de abacaxi). Dê preferência a alimentos integrais como pães, cereais e massas, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

  9. Procure fazer atividade física com orientação de um profissional capacitado.

  10. Mantenha o seu peso saudável. O excesso de peso contribui para o desenvolvimento da hipertensão arterial.

Mudanças no estilo de vida e na alimentação são importantes aliados contra a hipertensão arterial, portanto:  pressão alta só se for para atingir nossos melhores sonhos e objetivos. Pense nisso!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


 
34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page