top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Cromo: mais energia, menos gordura

Atualizado: 16 de mai. de 2022

Resumo da Matéria:

  • O Cromo é um mineral essencial para o metabolismo energético, transforma a glicose do carboidrato em energia, não armazenando em forma de gordura.

  • Auxilia na recuperação muscular pós-treino, pois participa da síntese de proteínas no músculo.

  • Ajuda a evitar picos de insulina e consequentemente reduzindo o desejo por doces.

  • A deficiência do cromo pode gerar intolerância à glicose, concentração de gorduras no sangue (triglicerídeos e colesterol), fadiga, etc.

O Cromo é um mineral essencial que atua no metabolismo energético, fazendo com que a glicose, também do carboidrato, seja aproveitada como fonte de energia e não fique armazenada sob a forma de gordura.


Ele também ajuda no aumento da sensibilidade à insulina, na regulação da glicose sanguínea e na melhora do perfil lipídico em indivíduos com dislipidemias (aumento das gorduras no sangue).


Estudos têm demonstrado que o cromo pode impactar nos sinais fisiológicos de saciedade, sustentando-os em períodos de restrição calórica ou jejum por atuar em sistemas de sinalização da fome e saciedade no cérebro. (ANTON et al., 2008).

Outro benefício importante é auxiliar na recuperação muscular pós-treino, pois participa da síntese de proteínas no músculo.


E a melhor notícia!

Em doses adequadas e pelo fato dele manter os níveis estáveis da glicose sanguínea, acaba evitando picos de insulina e consequentemente reduzindo o desejo por doces, contribuindo para o controle do apetite, importante também para diabéticos.


Algumas fontes alimentares

Elas são: carnes (como frango e fígado), ovos, ostras, grãos integrais, germe-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino, além da suplementação.


A deficiência do cromo no organismo pode gerar intolerância à glicose, anormalidades lipídicas como concentração de gorduras no sangue (triglicerídeos e colesterol), fadiga, entre outros.


Outros benefícios do Cromo: 

- Ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL; 

- Melhora o cansaço, ajuda na recuperação;

- Aumenta a capacidade de o corpo ganhar massa muscular; 

- Auxilia no tratamento do diabete tipo 2; - Reduz variações de humor, principalmente durante a TPM;

- Aumenta a capacidade de o corpo ganhar massa muscular.


O que diz os estudos?

Alguns estudos realizados comprovam melhorias no metabolismo da glicose, na sensibilidade à insulina, no aumento da massa magra, na diminuição da gordura corporal e no gasto energético. Vejam alguma citações:

O cromo é um oligoelemento essencial para o metabolismo de carboidratos,

e atua como um cofator necessário para a atividade da insulina. Seu

papel na resistência à insulina se deve ao fato de que o cromo ativa a tirosina

quinase localizada nos receptores insulínicos, facilitando a ação da insulina, a

qual consegue penetrar no receptor e carrear a glicose circulante. (PASCHOAL; MARQUES; SANT’ANNA, 2015).


A suplementação dietética com cromo produziu melhorias no metabolismo da glicose, na sensibilidade à insulina, no aumento da massa magra, na diminuição da gordura corporal e no gasto energético em repouso. (DRAKE et al., 2012).


Cromo é um nutriente essencial para o metabolismo de glicose, pois melhora a ação da insulina e as membranas celulares sensíveis à insulina (ALVARADOGAMEZ et al., 2002). Isso ocorre da seguinte forma: o cromo ativa a tirosina quinase

localizada nos receptores insulínicos, tornando-os mais ativos para a ação

da insulina; com isso, a insulina consegue penetrar nesse receptor e carrear com

muito mais intensidade a glicose que está circulando no sangue (VIA et al., 2008).


Normalmente, os idosos costumam apresentar baixa concentração

sérica de cromo (GOMES et al., 2005).


Mas, não fique achando que é só tomar o Cromo e pronto, acabou a vontade de comer doces, tudo está aliado aos exames realizados, a indicação do nutricionista além de alimentação adequada, exercícios frequentes e um sono tranquilo e renovador.


Você encontra o CHROMIUM 200 mcg e os outras vitaminas e minerais, nas melhores farmácias do Brasil e no www.vigold.com.br


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


264 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page