top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Óleo de Krill: fonte de ômega 3 e antioxidantes.

Atualizado: 9 de ago. de 2022

O krill é um pequeno crustáceo semelhante aos camarões encontrados em todos os oceanos e funcionam como uma importante fonte de alimento para grande parte da vida marinha. 


O krill consome uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3, de plânctons e algas, portanto, é uma fonte natural de EPA e DHA. Recentemente, o óleo de krill surgiu como uma alternativa potencial para a suplementação, um extrato preparado a partir de uma espécie de krill antártico, Euphausia superba, contendo ácidos graxos ômega 3, fosfolipídios e o pigmento natural, astaxantina.


Vários estudos descobriram seus benefícios contra danos oxidativos e inflamatórios. Um deles, por exemplo, é agir como possível protetor na inflamação intestinal reduzindo a capacidade de adesão e invasão de bactérias, assim como auxiliar na prevenção e /ou melhoria de doenças cardíacas, inflamatórias e metabólicas.


O ômega 3, é considerado um ácido graxo essencial e, portanto deve ser obtido a partir da alimentação e ou/suplementação, pois não podem ser produzidos pelo nosso organismo. As propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 têm sido extensivamente estudadas quanto ao seu papel coadjuvante na prevenção e tratamento de muitas doenças inflamatórias humanas, podendo auxiliar na melhora de doenças alérgicas e cardiovasculares, redução de triglicerídeos, degeneração macular e ainda artrite e diabetes.


A presença de ômega 3, fosfolipídeos e astaxantina ajudam a combater o radicais livres, por ter ação antioxidante e anti-inflamatória. O EPA e DHA colaboram para saúde cardiovascular e na melhora cognitiva, ESSENCIAIS para encontrar o alto desempenho.


Quais os diferenciais do Óleo de Krill


Um grande diferencial, é que o EPA e DHA encontrado no óleo de krill é incorporado em fosfolipídios, principal componente das membranas celulares, e isso torna mais eficiente a entrega de EPA e DHA em nosso organismo.

Entre os benefícios da astaxantina se destaca a sua ação antioxidante, que é de 10 a 100 vezes maior do que outros carotenoides.

Essa forma química melhora a absorção e a biodisponibilidade do ômega 3, sua distribuição nos diferentes órgãos e sua incorporação em nossas membranas celulares.


O óleo também tem a presença da astaxantina, um carotenoide com notável ação antioxidante agindo em sinergia com o EPA e DHA. É responsável pela cor vermelha observada na carne de salmão, marisco cozido e certos suplementos de óleo de krill. 


Por ser antioxidante, atua no combate ao excesso de radicais livres e tanto a presença da astaxantina, quanto do EPA e DHA, fazem do óleo de krill uma boa opção para a modulação de doenças, contribuindo para a proteção cardiovascular e modulação de doenças inflamatórias.


No óleo de krill os ácidos graxos são guardados como fosfolipídios, que têm a mesma estrutura que as moléculas do nosso corpo, enquanto no óleo de peixe são armazenados como triglicerídeos, e, por isso, a sua eficiência é menor. O que revela uma maior capacidade de absorção de EPA e DHA, forma ativa do ômega 3.


Como atuam o EPA e o DHA.

O EPA apresenta ação anti-inflamatória, sendo um importante nutriente que ajuda a manter os triglicerídeos em níveis saudáveis. Este efeito favorece a saúde cardiovascular e previne problemas circulatórios.


Já o DHA é um ótimo alimento para o cérebro, visto que 60% do cérebro é composto de gordura e cerca de 20% desta gordura é DHA. A suplementação com DHA está ligada ao aumento da resiliência dos neurônios e melhoria da capacidade cognitiva. Assim como a redução nos níveis de stress e o combate à depressão.


Por esses e tantos outros benefícios, vale a pena inserir o Óleo de Krill no dia a dia, uma vez que nossa alimentação geralmente é insuficiente em Ômega 3 e esta insuficiência pode contribuir para a formação de substâncias que inflamam nosso corpo.

Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


Extraído e adaptado de:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page