top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Quem tem bom coração, tem Vitamina E como companheira.

Atualizado: 23 de jan.

A vitamina E é um nutriente lipossolúvel (solúvel em gorduras), também chamada de tocoferol e que tem como principal função a ação antioxidante que protege as células contra lesões causadas pelos radicais livres, que são subprodutos da atividade celular normal e que participam das reações químicas com as células que causam danos e morte celular.


A partir dessa função primordial, temos outros benefícios da vitamina E como para a saúde imunológica, cardiovascular, neurológica, muscular, reprodutora, para pele e cabelos que vamos falar mais ao longo deste texto.

Sistema Imune


O sistema imunológico é a parte do organismo responsável pelas defesas para combater vírus, bactérias e qualquer outro invasor (patógeno).


O bom funcionamento da imunidade é muito importante para a saúde e a nutrição tem papel importante para fortalecê-la.


Nesse contexto, a vitamina E tem papel relevante para manter o sistema imune funcionando adequadamente.

Os estudos demonstram que doses adequadas de #vitaminaE aumentam a atividade imunológica nas células de defesa e diminuem os #radicaislivres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.


Sistema Cardiovascular


Devido a sua função #antioxidante a vitamina E participa diretamente da saúde do coração pois atua na prevenção da oxidação da molécula de LDL colesterol (colesterol ruim).

Dessa forma, pesquisas mostram que a vitamina E pode melhorar a função cardíaca por proporcionar um relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuir a formação de substâncias que podem obstruí-los (promovendo um efeito de lubrificação coronariana).


Ainda nesse sentido estudos atuais mostram que a vitamina E demonstrou neutralizar a hiperlipidemia, #aterosclerose e disfunção endotelial, reduzindo a infiltração de células espumosas e diminuindo a peroxidação lipídica. (Szczepańska, E.; Białek-Dratwa, A.; Janota, B.; Kowalski, O. Dietary Therapy in Prevention of Cardiovascular Disease (DCV)—Tradição ou Modernidade? Uma Revisão das Últimas Abordagens à Nutrição em DCV. Nutrientes 2022 , 14 , 2649. https://doi.org/10.3390/nu14132649)


Sistema Nervoso


A vitamina E é um antioxidante com propriedades neuroprotetoras.


A deficiência da vitamina está relacionada diretamente com alterações no sistema nervoso central por atuar na integridade das células evitando danos e morte das células neuronais pelo estresse oxidativo.

Alguns estudos procuram incluir os suplementos dessa vitamina para prevenir e/ou tratar doenças e condições como #Parkinson, #Alzheimer ou Síndrome de Down.


Outros estudos relacionados a idosos sugerem que a suplementação de vitamina E pode ter papel no envelhecimento saudável e na saúde cognitiva, somando-se às evidências existentes sobre o tópico. ([1] G. La Fata et al., ‘Vitamin E Supplementation Reduces Cellular Loss in the Brain of a Premature Aging Mouse Model’, The Journal of Prevention of Alzheimer’s Disease – JPAD, 2017 e [2] NHS ‘Vitamin E’, 2017, http://www.nhs.uk/Conditions/vitamins-minerals/Pages/vitamin-e.aspx, (accessed 14 September 2017)


Sistema Muscular


Além de ser aliada do envelhecimento saudável, a vitamina E pode ser uma grande aliada na prática de atividade física intensa pois diminui os danos causados pelos radicais livres liberados pelas reações metabólicas do exercício físico, além de auxiliar na recuperação muscular e na imunidade do atleta.

A vitamina E está parcialmente presente na regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos, ajudando de forma significativa a reduzir os sintomas de #overtraining (perda da performance por excesso de treino).


Sistema Reprodutor


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 278 mil casais não conseguem ter filhos no Brasil, isso representa 15% do total.


Uma das causas para o problema é a baixa qualidade nutricional da alimentação. Nos homens a vitamina E exerce importantes papéis na formação e na atuação dos espermatozoides, no hormônio testosterona tendendo a melhorar a #fertilidade masculina e, eventualmente, restaurar o potencial de ter filhos.


Algumas pesquisas apontam que a vitamina E pode ajudar a prevenir e até a diminuir o crescimento dos tumores dependentes da testosterona, como é o caso do câncer de próstata.


Pele - Sistema epitelial


Devido a sua função antioxidante no combate diretamente os radicais livres, a vitamina E atua na reparação e reconstrução dos tecidos reduzindo as rugas e linhas de expressão e ajudando na manutenção de uma pele jovem e saudável. Além disso auxilia também na saúde dos cabelos mantendo integridade dos fios e proporciona unhas hidratadas.

Muito se fala sobre a melhor forma de hidratação da #pele e como seria melhor aproveitada pelo organismo.


Os cremes hidratantes contendo vitamina E atuam da camada mais externa para o interior hidratando as camadas da pele desde que o uso seja continuado.


Na forma de cápsulas temos o nutriente intrinsecamente balanceado no organismo, isso pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas e até mesmo algumas condições de pele, como a dermatite atópica.


A vitamina E também promove a integridade da pele reduzindo o surgimento e amenizando rugas/linhas de expressão por meio do efeito antioxidante que atua prevenindo o envelhecimento precoce de células da pele.


Então a ação conjunta entre a ingestão de vitamina E e seu uso tópico é uma excelente opção na busca de uma pele mais jovem e saudável.


Onde encontrar a vitamina E ?


O corpo humano não sintetiza a vitamina E, então é necessário que sua ingestão seja por meio da alimentação ou de #suplementação.


A vitamina E está disponível nos alimentos como: sementes #oleaginosas, óleos vegetais, gérmen de trigo e vegetais verde-escuros.


Por meio da suplementação, a sugestão de consumo por meio de cápsulas é ingerí-las com um pouco de líquido, sem mastigá-las, de preferência junto com alimentos. Assim, a vitamina será absorvida com mais eficácia pelo organismo.


Mudança de hábitos e longevidade


Entendendo a importância da Vitamina E para o bom funcionamento e #proteção do nosso organismo, podemos inseri-la no nosso cotidiano de forma consciente na certeza de estar no caminho certo para um corpo mais preparado para alcançar a #longevidade saudável.


Pensar no futuro mantendo atitudes preventivas em nossos hábitos de vida que passam por uma alimentação equilibrada fazem toda a diferença. Pense nisso!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial



Referências pesquisadas:


48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page