top of page

BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Saiba mais sobre a suplementação pós-cirurgia bariátrica!


A obesidade é uma doença que tem colocado a vida de muitas pessoas em risco. Mas, com o avanço da medicina, algumas técnicas têm sido aprimoradas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Realizar uma cirurgia é uma delas e, por isso, a suplementação pós-cirurgia bariátrica é um assunto que precisa de atenção.


Como qualquer procedimento, é importante ter o máximo de informações possíveis como o que é essa cirurgia, como nosso organismo reage a ela e porque a suplementação é necessária para os pacientes. Confira tudo isso neste post!


A cirurgia bariátrica

É a opção ideal para quando as atividades físicas e a dieta não causam mais efeito no paciente obeso. A cirurgia bariátrica é uma alternativa para pessoas com problemas de saúde graves relacionados à obesidade como, por exemplo, o diabetes tipo 2.


O procedimento consiste em diminuir o tamanho da cavidade gástrica do paciente para limitar a quantidade de alimento que ele poderá ingerir, além de reduzir a área do intestino que tem contato com o alimento.


A perda de peso acontece tanto pela redução da ingestão de alimentos e má absorção de nutrientes quanto pelo efeito fisiológico por meio das mudanças hormonais e vias de sinalização no sistema nervoso central.


Atualmente, é sabido que o efeito fisiológico representa o mecanismo mais importante para o emagrecimento e controle das doenças relacionadas à obesidade. Por isso, é fundamental para os pacientes uma dieta pós cirúrgica com uma alimentação saudável e balanceada.


Cuidados pós-cirurgia bariátrica

Com a redução do estômago, é normal que o paciente apresente uma diminuição do apetite, o que causa no organismo dele uma menor absorção de ferro, cálcio e vitaminas, como a B12.


Dessa forma, alguns problemas podem surgir, como o ressecamento da pele, queda de cabelo, fragilidade nos ossos e anemia. Por isso, utilizar suplementação após a cirurgia bariátrica junto de um acompanhamento médico ajudará a recuperar o peso de formar correta.


Utilização da suplementação pós-cirurgia bariátrica

Para se manter com um corpo saudável, são necessários nutrientes diversos e em quantidades específicas. Os minerais e as vitaminas são responsáveis por regular o peso corporal e esses micronutrientes têm a função de regular o metabolismo, além da absorção de nutrientes, de carboidratos e lipídios.


Assim, o uso de suplementação pós-cirurgia é fundamental. Isso porque algumas vitaminas e minerais são absorvidas do local retirado com a cirurgia. O uso de suplementos nutricionais — como polivitamínicos e minerais como ferro, vitamina D vitamina B12 — são alguns dos mais utilizados. Outro indicado é o Cranberry, por ajudar na saciedade.


A importância do acompanhamento médico

A suplementação nutricional na dieta pós-cirurgia bariátrica é essencial. Masé importante destacar que ela não anula a necessidade de fazer acompanhamento com um médico e um nutricionista.


Eles adotarão os melhores procedimentos a serem seguidos, auxiliarão na adequação da alimentação e respeitarão as condições clínicas, psicológicas e metabólicas do paciente.


Todas essas informações sobre a cirurgia, de como nosso corpo reage a ela e os cuidados pós cirúrgicos certamente ajudaram a elucidar algumas dúvidas que você tinha sobre o assunto, não é mesmo?


E aí, gostou do assunto do texto? Quer saber onde encontrar essa suplementação necessária pós-cirurgia bariátrica? Então entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

 
10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page