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Dicas para aumentar a imunidade e aproveitar bem o verão!

Atualizado: Jul 12


Resumo da Matéria:


  • Mantenha o corpo hidratado; faça uma alimentação balanceada e, preferencialmente, leve com acréscimo de frutas, verduras e legumes no cardápio; evite o excesso de bebidas alcóolicas; além de fugir o sedentarismo: mexa o corpo.

  • Os nutrientes indicados para potencializar a imunidade são: as Vitaminas do Complexo B, Vitaminas C, D, o Zinco e o Alho.

  • Cuidar da mente e do corpo é um conceito chave pois prolonga a vida trazendo qualidade e felicidade para aproveitar o verão e todas as estações do ano.

  • O estresse em excesso libera substâncias inflamatórias que diminuem a imunidade e precipitam o surgimento de doenças oportunistas.


O verão é a estação do ano que traz aquela sensação de vigor. O sol com sua força e energia nos chama a aproveitar a vida de maneira intensa vestindo cores mais vibrantes e buscando atividades ao ar livre que geram mais exposição a agentes externos que podem diminuir nossa imunidade e saúde no período em que mais queremos aproveitar.


Para manter a imunidade em dia durante o verão é preciso observar vários aspectos da nossa rotina que trazem uma boa qualidade de vida e um organismo saudável. Vamos falar de pontos importantes para manter o corpo saudável durante esse período mais quente:

  • Pelas altas temperaturas o nosso organismo tem uma tendência a aceitar refeições mais leves o que irá facilitar o consumo de mais frutas e verduras que tem uma melhor digestão.

  • Existem nutrientes que são os preferidos da imunidade, como as Vitaminas do Complexo B, Vitaminas C, D, o Zinco e o Alho.


Complexo B


As vitaminas do complexo B são fundamentais ao funcionamento do organismo e por serem hidrossolúveis não ficam armazenadas como reserva em quantidade significativa no corpo, precisando ser obtidas por meio da alimentação.


Essas vitaminas estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas estando diretamente ligadas a produção de energia como também a saúde da pele, cabelos e unhas.


No verão precisamos estar em dia com a disposição para curtir as atividades ao ar livre e também ter pele e cabelos saudáveis para enfrentar as altas temperaturas então comece enriquecendo sua alimentação com alimentos como brócolis, peixes, ovos, carne bovina, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.


Vitamina C

A vitamina C já bem conhecida por seus efeitos antioxidantes torna-se ainda mais importante nesse período pois vai prevenir o envelhecimento precoce evitando os danos às células que a radiação solar ocasiona.


A vitamina C também é importante para a produção de colágeno pois estimula uma maior absorção desta proteína e auxilia na manutenção da elasticidade da pele.


Além desses benefícios, essa vitamina é imprescindível para o sistema imune, deixando o organismo mais preparado para reagir a infecções respiratórias comuns a essa época do ano devido a mudança de clima e aumento de aglomerações.


Vitamina D


Além da sua função direta sobre o metabolismo dos ossos, a vitamina D tem sido observada mundialmente pela comunidade científica devido ao seu papel hormonal, na saúde cardiovascular, muscular e no sistema imune.


A principal forma de obtenção da vitamina D é através da luz solar e nesse período se tem uma possibilidade maior de exposição que irá auxiliar diretamente no aumento da imunidade.


Estudos mostram a relação direta entre o estado nutricional do indivíduo e os níveis de vitamina D na resposta do sistema imune na prevenção de diversas doenças.

Tenha o sol como aliado para atingir níveis adequados de vitamina D não esquecendo dos alimentos que podem auxiliar também antes de começar a exposição solar tais como: peixes gordos (salmão, cavala, sardinha, óleo de fígado de bacalhau) e alguns tipos de cogumelos (shiitake, especialmente se desidratado).


A gema de ovo, o leite e o fígado contém uma quantidade de vitamina mas não tão abundante quanto as citadas anteriormente. Outra possibilidade é a suplementação com vitamina D3 que é precursora direta do metabólito ativo da vitamina D e possui ótima absorção pelo organismo.


Zinco


O zinco é um mineral extremamente importante para diversos órgãos incluindo o epitelial (pele), e devido a sua função antioxidante, vai prevenir danos causados pelos radicais livres, que são substâncias liberadas em grande quantidade pelo efeito da radiação solar na pele causando lesões nas células e envelhecimento precoce, doses adequadas de zinco irão prevenir os danos causados pelos radicais livres na pele.

O zinco tem papel fundamental na multiplicação das células de defesa e na replicação do nosso DNA, sua deficiência causa diminuição dos glóbulos brancos deixando o organismo mais suscetível a gripes, resfriados e infecções alimentares.


Para manter sua alimentação adequada nesse mineral procure consumir carnes, frutos do mar como ostras e mariscos, fígado e vísceras, peixes, ovos e cereais integrais.


Alho


O alho já é bem conhecido na culinária por seu efeito agradável no tempero de inúmeras preparações, entretanto, muitos não conhecem as suas alegações funcionais comprovadas em benefício da saúde.


O alho possui uma substância chamada alicina que possui efeito estimulante no sistema imune prevenindo gripes, resfriados e participando como coadjuvante em doenças crônicas como a bronquite, por exemplo.


O alho possui outros inúmeros benefícios à saúde, desde a diminuição do colesterol ruim ao tratamento de verminoses. Além da utilização nas preparações, o alho pode ser ingerido na forma de cápsulas que é uma forma mais confortável de não sentir o seu gosto forte ou ficar regurgitando ou exalando o hálito característico que esse alimento exibe.


Como manter a saúde no Verão?

A busca por um corpo saudável parte primariamente de uma alimentação adequada, mas também existem outros cuidados simples que irão contribuir para curtir o verão de maneira plena.

  • Beba água: No verão o corpo transpira mais e perdendo mais água, a hidratação através de mínimo 2 litros de água por dia é recomendada. Se sentir dificuldade na ingestão de água, procure tomar sucos cítricos que além de auxiliar na hidratação estará também ingerindo fontes de vitamina C. A água é fundamental para absorção das vitaminas hidrossolúveis e precisa estar presente em nossos hábitos em todas as épocas do ano.

  • Bebida alcoólica com moderação: O verão convida para beber uma boa cerveja gelada mas é preciso ter cuidado com os excessos pois a bebida alcoólica aumenta a desidratação e ainda traz prejuízos à saúde gástrica, hepática e renal. Além disso, as vitaminas do complexo B, responsáveis pela produção de energia, são menos absorvidas na presença do álcool.

  • Cuide da sua mente: O estresse em excesso libera substâncias inflamatórias que diminuem a imunidade e precipitam o surgimento de doenças oportunistas e até das crônico-degenerativas como as cardiovasculares, diabetes, mal de Alzheimer dentre outras. Cuidar da saúde mental fazendo atividades que dão prazer e bem-estar como dançar, meditar, fazer psicoterapia ajudam a fugir do estresse da rotina.


Cuidar da mente e do corpo é um conceito chave pois prolonga a vida trazendo qualidade e felicidade para aproveitar o verão e todas as épocas do ano.

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Referências pesquisadas:

https://www.revistaabm.com.br/blog/entenda-por-que-as-vitaminas-do-complexo-b-sao-tao importantes#:~:text=As%20vitaminas%20que%20fazem%20parte,)%20e%20B12%20(Cobalamina).

http://jmhp.fiponline.edu.br/pdf/cliente=13-7c54c1aee767b54e1b67283ef65a88b6.pdf

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-de-vitaminas-e-minerais-na-imunidade-diante-do-coronavirus/

https://www.ecycle.com.br/6532-alho.html

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx#:~:text=%E2%80%8BA%20vitamina%20D%20%C3%A9,%2C%20m%C3%BAsculos%2C%20metabolismo%20e%20insulina.


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